3 atitudes indispensáveis para retenção de clientes


3 atitudes indispensáveis para retenção de clientes

A retenção de pacientes consiste na execução de estratégias para “prender” pacientes à sua clínica, ou seja, fidelizá-los.

Afinal, isso é tão importante quanto atraí-los, pois as ações direcionadas a fidelização podem ser de 5 a 7 vezes mais em conta do que conquistar um novo cliente, segundo Philip Kotler, um dos nomes mais importantes no mundo quando o assunto é marketing.

E isso se deve porque não é necessário insistir tanto em campanhas de marketing. A ideia é estreitar os laços para criar uma relação de confiança e sintonia com o paciente.

Pensando nisso, a seguir abordaremos 3 atitudes para retenção de pacientes que você não pode deixar de ter. Continue a leitura!

1. Mantenha contato frequente

Sabe aquele ditado de quem não é visto não é lembrado? É a mais pura verdade! Às vezes, um paciente tem que fazer uma simples limpeza periódica, e com tantos compromissos do dia a dia, acaba esquecendo de marcar a consulta.

Se você envia um e-mail, ele lembra que precisa fazer a limpeza, e o mais importante, é provável que recorra à sua clínica para fazer tal procedimento, pois você está ali presente, se destacando diante da concorrência.

Uma boa forma de manter esse contato é com o envio de newsletters, que são aqueles e-mails periódicos, abordando assuntos relacionados a odontologia. Veja algumas dicas:

  • a newsletter precisa ser compatível com dispositivos móveis, como tablets e smartphones;
  • o design deve ser atrativo e adequado para melhorar a experiência de leitura do usuário;
  • um bom conteúdo é fundamental! Preocupe-se em enviar dicas ou mesmo promoções especiais para pacientes antigos e evite inserir conteúdos que apenas tem como o objetivo a venda de mais serviços.

2. Invista no bom atendimento

A melhor forma de fazer um cliente voltar a sua clínica, é além de oferecer um excelente serviço, atender da melhor maneira possível. E isso não depende apenas do dentista!

É preciso que esse bom atendimento seja feito em todo o processo. Ou seja, desde o momento que o paciente liga para marcar uma consulta até depois de já ter realizado o tratamento.

Invista em um bom sistema de gestão. Algumas soluções permitem o monitoramento de toda a base de clientes, possibilitando que se acompanhe todo o ciclo do paciente, desde o orçamento até o retorno de manutenção.

Assim, você poderá conhecer e determinar seu público-alvo, e fazer um atendimento mais qualificado e direcionado, de maneira que conquiste o cliente.

3. Utilize as redes sociais

As redes sociais possuem uma audiência enorme, tornando-as ferramentas poderosas de divulgação e também retenção de clientes.

Para se ter uma ideia, o Facebook já tem quase 2 bilhões de usuários ativos, de acordo com o último levantamento divulgado pela empresa. Sendo hoje a maior rede social do mundo.

Mas para que as redes sociais funcionem de forma a fidelizar cliente, é preciso que se invista no marketing de conteúdo, ou seja, publicar conteúdo de qualidade e que seja útil para o paciente. Dessa forma, sua clinica terá mais visibilidade e autoridade no mercado.

Confira algumas sugestões do que se pode publicar e como as redes sociais devem ser utilizadas:

  • atualize-as frequentemente;
  • use a linguagem específica, de acordo com seu público-alvo;
  • divulgue (de forma bem menos frequente) as especialidades que a clínica, mostrando os efeitos positivos dos tratamentos, com fotos de antes x depois;
  • mantenha todos os dados da clínica atualizados nas redes sociais, como endereço, e-mail e telefone;
  • dê dicas rápidas de higiene bucal;
  • publique artigos com informações que orientem e conscientizem os pacientes sobre a importância da saúde bucal.

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