Como definir o público-alvo para o meu negócio?


Como definir o público-alvo para o meu negócio?

Quem não é da área de comunicação costuma ter dificuldade na hora de desenvolver o marketing do seu negócio. Uma das etapas mais importantes de um bom planejamento é definir público-alvo da sua clínica odontológica. Afinal, você já parou para pensar que tipo de cliente você gostaria de atrair?

Depois de defini-lo, o trabalho continua, já que é necessário segmentá-lo para descobrir novos nichos de mercado e investir em um bom relacionamento mesmo após a consulta. O resultado disso? Pacientes melhor atendidos e satisfeitos, o que aumenta e muito as chances de fidelização.

Gostou desse cenário? No post de hoje, aprenda como definir o público-alvo para o seu negócio.

Identifique o público

É fundamental saber identificar o público do seu consultório. Para isso, o primeiro passo é entender o perfil dos atuais clientes. Quais são os seus gostos, anseios e por que razão eles buscam a sua clínica? Uma dica é montar uma pesquisa para compreender suas peculiaridades.

O passo seguinte é criar suas personas, que são representações dos pacientes que possuem as principais características para contratar o seu serviço. Com base nisso, você é capaz de encontrar as melhores formas de se comunicar com os seus clientes ideais.

Não esqueça de analisar também a concorrência para saber qual pode ser o seu diferencial no mercado.

Faça sua segmentação

Agora que você já conhece o seu público, chegou o momento de segmentá-lo. É possível adotar diferentes tipos de critério. Veja a seguir.

  • critério demográfico (idade, sexo, estado civil, formação e rendimento);
  • critério geográfico (bairro, cidade e estado);
  • critério psicográfico (valores, crenças e atitudes);
  • critério comportamental (lealdade ao serviço e feedback).

A partir disso, o seu negócio se abrirá para novas oportunidades, já que você vai conseguir trabalhar nichos específicos e, assim, aumentar a qualidade do seu serviço.

Invista em um bom relacionamento

Em um mercado cada vez mais concorrido, as informações obtidas na segmentação do seu público podem ser muito úteis no processo de fidelização. Contudo, o trabalho não termina por aí, viu? Você também precisa investir em um bom relacionamento.

Com os avanços da tecnologia, o atendimento não se restringe mais ao ambiente do seu consultório. Para ajudá-lo nessa tarefa, foi criado o CRM (em inglês, Customer Relationship Manager). Com um sistema de gestão online que permite monitorar sua base de clientes, você acompanha desde a primeira visita até o seu retorno.

Não seria interessante saber quais pacientes estão no período de voltar para a limpeza semestral dos seus dentes, por exemplo? Informada disso, sua equipe pode entrar em contato com eles para lembrá-los da data e, até mesmo, oferecer serviços complementares. Melhor ainda é que esse follow-up pode ser feito por meio de um SMS.

Se você leu até aqui, já percebeu que definir público-alvo para sua clínica é somente a primeira etapa de um planejamento de marketing digital eficaz. Sem dúvida, ela é importantíssima, mas, para que os resultados apareçam, é indispensável segmentá-los e investir em um relacionamento a médio e longo prazo. A tecnologia está aí para facilitar tudo isso, aproveite!

Gostou deste post sobre como definir público-alvo para seu negócio? Então, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.