Gestão Financeira: como fazer o planejamento de forma eficiente


Gestão Financeira: como fazer o planejamento de forma eficiente

Um dos principais problemas que tiram o sono da maioria dos empreendedores são as finanças. O conhecimento sobre essa área é fundamental para que um negócio atinja o sucesso esperado e consiga prosperar.

Uma clínica odontológica, por exemplo, pode ter um atendimento excelente, profissionais extremamente gabaritados e equipamentos de última geração, mas, se não houver um planejamento financeiro adequado, o negócio pode não ter o sucesso esperado.

Planejamento financeiro nada mais é do que a aplicação de um conjunto de práticas de gestão financeira. Com ele é possível organizar o caixa de seu consultório, analisando suas receitas e despesas, verificando a possibilidade de novos investimentos e garantindo a saúde financeira ideal.

Interessou-se pelo assunto? Então, continue a leitura deste texto e veja como fazer um planejamento financeiro de forma eficiente.

Fazer uma planilha

O primeiro passo para quem deseja fazer um planejamento financeiro é a utilização de uma planilha. Essa é uma ferramenta muito comum para analisar os ganhos e gastos de uma empresa.

Liste todos os seus gastos e, se achar válido, crie categorias para cada um deles. Podem-se anotar os gastos relativos à alimentação, transporte, salário de profissionais, impostos, investimentos e novas aquisições, por exemplo.

Insira gastos fixos e variáveis

Além da categorização de suas despesas, é fundamental inserir gastos fixos e variáveis na planilha. Nesta etapa é preciso inserir todos os gastos, mesmo aqueles que parecem irrisórios, como a compra de uma agenda para sua secretária ou a aquisição de materiais de escritório.

Dessa maneira, você saberá exatamente para onde está indo o dinheiro do seu consultório. Assim, será possível que você analise os gastos, identificando aqueles que podem ser considerados supérfluos e eliminando-os. Certamente, você conseguirá aumentar a lucratividade do seu negócio.

Adicione receitas fixas e variáveis

Assim como os custos fixos, você também deve adicionar as receitas fixas e variáveis em sua planilha de gestão financeira. As receitas fixas são provenientes de pacientes que vão periodicamente em sua clínica ou estão temporariamente realizando um determinado tratamento.

Já as receitas variáveis são representadas pelos pacientes que comparecem a uma consulta esporadicamente. Atendimentos rotineiros, que são realizados anualmente ou semestralmente, e atendimentos de emergência são bons exemplos de receitas variáveis.

Faça investimentos

Outra dica fundamental para quem está pensando em fazer um planejamento financeiro são os investimentos. É importante atentar ao mercado, buscando sempre ter equipamentos novos e adequados à prática odontológica mais recente.

Uma maneira de adquirir novos equipamentos e instrumentos se dá por meio da busca por crédito corporativo no mercado, mas existe uma maneira mais simples de fazer isso. Mensalmente, você pode investir parte dos rendimentos do consultório, visando a troca futura dos equipamentos ou o aproveitamento de eventuais promoções e lançamentos. Pense nisso!

Conte com um fluxo de caixa

A forma mais fácil para fazer um planejamento financeiro é por meio de um fluxo de caixa otimizado e eficaz. O fluxo de caixa é a classificação de todos os seus gastos e ganhos em um único ambiente.

Ele permite que você tenha ciência da situação real da empresa no instante em que for realizado a análise dos dados. Assim, você consegue verificar as finanças e ver se o empreendimento está no vermelho ou não, além de conferir o andamento das atividades durante um determinado período.

A dica final que damos está diretamente relacionada com a tecnologia. Já existem no mercado soluções tecnológicas para clínicas odontológicas e dentistas, como plataformas onlines.

A contratação desses serviços permitirá que sua clínica além de ter controle financeiro total, tenha acesso a uma agenda online e controle de produtividade dos profissionais. Existem soluções no mercado que prestam mentorias para ajuda-lo a se organizar e até mesmo desenvolvem estratégias de marketing para a sua empresa. Vale a pena conhecer, não é mesmo?

O planejamento financeiro será de grande valia para a gestão financeira de sua clínica. Com os conhecimentos elencados neste texto você conseguirá aumentar a lucratividade e fazer com que todo o trabalho seja realizado de uma maneira mais simples e eficiente.

E aí, gostou do nosso artigo? Aprendeu a fazer um planejamento financeiro? Baixe aqui nosso modelo de  planilha gratuita para ajudar você a organizar as finanças da sua clínica! E também nos acompanhe no facebook, lá colocamos diariamente novas dicas para você!


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.