Softwares Odontológicos: quanto valem e como funcionam?


Softwares Odontológicos: quanto valem e como funcionam?

Se você acompanha as novidades na área da saúde, com certeza já deve ter ouvido falar sobre os softwares odontológicos, certo?

Em um cenário que exige o cumprimento de uma infinidade de tarefas ao longo do dia, esses softwares vieram para facilitar a vida dos profissionais na gestão dos consultórios odontológicos e no atendimento aos pacientes.

Veja, a seguir, como funcionam os softwares odontológicos, quais são seus benefícios e alguns cuidados para tomar na hora da sua implementação:

Como funcionam os softwares odontológicos?

Basicamente, softwares odontológicos são programas desenvolvidos para otimizar todos os processos envolvidos na gestão dos consultórios, desde o agendamento de consultas e o armazenamento de dados dos pacientes até o registro de finanças.

Eles podem estar disponíveis em um servidor local, isto é, em um computador dentro da sua clínica, ou em nuvem, disponível pela internet de qualquer lugar do mundo.

Isso significa que, caso seja bem implementado, um software odontológico substitui eficientemente as fichas clínicas impressas e todos os registros em papel, que tornam o trabalho do profissional dentista mais burocrático, demorado ou mesmo confuso.

Mas muito além de mover todos os seus registros para o computador, um software odontológico otimiza o fluxo de informações na rotina de trabalho. Ou seja, você pode consultar informações sobre determinado paciente, gerenciar imagens digitais de raio-X ou conferir o cronograma de consultas a qualquer momento, em qualquer lugar do seu consultório, desde que o sistema escolhido seja on line.

E isso tudo através de softwares com usabilidade simples, altamente disponíveis e ágeis.

Quais são os benefícios?

Ter as informações dos pacientes e os resultados de exames disponíveis sempre que você precisar deles pode facilitar muito o diagnóstico e processo de tomada de decisões, não acha?

E ao contrário dos métodos que dependem do esforço humano, o desempenho do programa será sempre eficiente e produtivo.

Outros benefícios de um software odontológico são:

  • como o programa oferece diversas funcionalidades e otimiza visivelmente a rotina no consultório, sua implementação também promove um rápido retorno sobre o investimento;
  • todos os recursos necessários para a gestão do consultório odontológico estão integrados em uma única solução, organizando e simplificando o trabalho dos profissionais;
  • você tem garantia de que as informações compartilhadas com o software são mantidas em segurança;
  • a maioria dos softwares odontológicos permite gerar relatórios automaticamente, para aferir em detalhes se o dia de trabalho foi produtivo e rentável;
  • é melhor para o meio ambiente, já que evita a impressão desnecessária de fichas e exames radiológicos, por exemplo.

Quais cuidados devo ter?

Mantenha em mente que, além de alterar significativamente a rotina de trabalho, a implementação de um software odontológico vai demandar investimentos, seja em equipamentos novos ou na aquisição do próprio programa.

Do ponto de vista comercial, as soluções off line requerem investimentos em equipamentos para o servidor local e a aquisição do software. Alguns fornecedores cobram pacotes por horas de suporte como diferencial. Já os sistemas em nuvem não vendem o software, mas sim o direito de uso, incorrendo em mensalidades para administração e armazenamento do banco de dados e manutenção do servidor global.

No entanto, os benefícios operacionais e econômicos tendem a compensar rapidamente o investimento inicial.

Mas lembre-se de que não basta apenas adotar a ferramenta na rotina de trabalho: em um primeiro momento, é preciso contar com suporte técnico para implantar as funcionalidades do programa, caso contrario você cometerá o erro de 90% dos dentistas que já informatizaram suas clinicas, usará apenas os módulos para cadastro e agenda de pacientes.

Depois, é fundamental acompanhar os resultados dessa mudança na rotina do consultório. Só assim você conseguirá analisar em detalhes o quanto a ferramenta contribuiu com a melhoria dos processos de trabalho.

E então, esse post sobre softwares odontológicos foi interessante para você? Quer continuar acessando conteúdo de qualidade sobre esse assunto? É fácil: assine a nossa newsletter e receba as atualizações direto no seu e-mail


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.