O cuidado em saúde não se resume ao momento do atendimento do paciente dentro do consultório. Antes, durante e após a consulta, o paciente deve ser acompanhado pelo profissional ou pela clínica para garantir o seguimento do tratamento instituído e obter informações sobre os resultados esperados.
Além disso, esse acompanhamento dá conforto e confiança ao paciente durante o seu tratamento e aumenta a sua satisfação com o atendimento da clínica.
Por isso, hoje trazemos algumas dicas de como fazer o acompanhamento do paciente da clínica. Acompanhe!
1. Organização da agenda
Uma boa organização da agenda faz toda a diferença na marcação de consultas e acompanhamento do paciente. As agendas de papel podem gerar confusão e prejudicar o atendimento na clínica, por isso vale a pena investir em um sistema informatizado.
A agenda eletrônica facilita o acompanhamento do paciente, pois:
- envia mensagens automáticas para os pacientes para lembrá-los do dia e horário da consulta e de exames;
- permite que o profissional de saúde acompanhe em seu celular a agenda da clínica e saiba com antecedência quais pacientes vai atender no dia;
- aumenta a facilidade de agendamento para o paciente;
- auxilia no controle de consultas de cada paciente.
2. Uso de aplicativos
Vivemos na era dos aplicativos e isso não é diferente na realidade do atendimento em saúde. Todos podem usar essa tecnologia a seu favor para melhorar o atendimento aos pacientes, tornando cada vez mais claro o tratamento a ser realizado.
Atualmente, existem diversos apps que permitem que o paciente acompanhe a sua doença, obtenha dicas de saúde e anote informações que serão úteis para o acompanhamento posterior, como o monitoramento do tratamento.
Alguns exemplos de utilidades dos aplicativos de saúde são:
- relatório diário de sintomas e fatores associados ao seu surgimento;
- lembretes especiais para medicamentos;
- armazenamento de todas as informações de saúde do paciente (alergias, tipo sanguíneo, cirurgias realizadas)
3. Uso do prontuário eletrônico
O prontuário eletrônico do paciente (PEP) permite que todas as suas informações sejam armazenadas em um mesmo local. Alguns exemplos são o histórico de tratamento, relatórios de consultas e resultados de exames.
Ele possibilita também que estas informações sejam acessadas de forma rápida e fácil, até mesmo por tablets e smartphones. Dessa forma, a equipe tem acesso prático a todas os dados sobre o paciente antes mesmo da consulta e pode fornecer um atendimento mais completo e eficiente, além de acompanhar a trajetória de saúde dele.
Ademais, o PEP permite um controle dos serviços contratados e realizados, o que reduz a chance de entrega de tratamentos não pagos.
4. Investimento no pós-atendimento
O pós-atendimento diz respeito às ações realizadas com o paciente após a sua consulta. É o relacionamento efetivo e duradouro da clínica com o paciente que garante a sua fidelização.
A clínica deve investir em formas de abordar o paciente depois dele já ter sido atendido e, assim, acompanhá-lo até o momento da sua próxima consulta. O pós-atendimento na área de saúde é uma forma de diferenciar o atendimento.
Algumas formas de realizá-lo:
- ligação pós procedimentos cirúrgicos para acompanhar o pós operatório;
- envio de mensagens e e-mails para lembrete da necessidade de retorno de rotina ou para acompanhamento de uma condição de saúde;
- felicitações de aniversário;
- e-mails com conteúdo sobre saúde;
- convites para palestras ou eventos ministrados pela equipe da clínica; e
- realizar campanhas de marketing interno, que possuem retorno 7 x maiores que as realizadas com não pacientes.
Investir no acompanhamento do paciente da clínica é uma forma de mostrar preocupação com os pacientes e fornecer um atendimento individualizado e com maior qualidade.
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