4 principais estratégias de marketing para consultório odontológico


4 principais estratégias de marketing para consultório odontológico

O marketing entrega um grande leque de ferramentas, estratégias e técnicas para que empresas possam prosperar em diversos mercados. Desde a criação de uma marca até a escolha de um ponto de venda, essa ciência busca auxiliar empreendedores na busca pelo sucesso. Neste post vamos abordar o marketing para consultório odontológico — e indicar as melhores práticas a serem usadas.

As estratégias a seguir vão trabalhar dois momentos diferentes: a aquisição de novos clientes e a fidelização dos clientes atuais. Pois não basta apenas trazer pacientes para a sua clínica, é preciso que eles queiram continuar a fazer uso do seu serviço.

1. Tenha um site otimizado e atualizado

Não se pode mais pensar em marketing sem pensar em internet. As pessoas estão lá com maior frequência do que nunca. Por meio da web elas trocam mensagens, compartilham momentos e, regularmente, buscam por produtos e serviços.

Um site é a base fundamental que todo negócio necessita possuir na internet. Ele precisa ter informações atualizadas, como serviços odontológicos oferecidos, planos de saúde aceitos e informações de contato: endereço, e-mail e telefone. Também é importante pensar na usabilidade, o que inclui ter um site otimizado para celulares e de fácil navegação.

2. Alimente o seu perfil no Google Meu Negócio

Muitas vezes criadas automaticamente pelo Google, essas fichas cadastrais, por assim dizer, são aqueles conjuntos de informações exibidas quando uma busca por uma empresa é realizada. O Google Meu Negócio é conectado ao Google Maps, o que o torna ainda mais relevante, já que o fator proximidade tem grande peso para o ramo odontológico — principalmente em cidades de maior porte.

Dentro da plataforma, é possível definir horários de funcionamento, localização, colocar imagens e também um link para o website, aumentando as chances do possível paciente optar por sua clínica. E tudo isso gratuitamente.

3. Trabalhe na fidelização dos clientes atuais

O cuidado e o tratamento dos dentes é um processo regular e contínuo. Mesmo que para um check-up, as pessoas costumam visitar o consultório odontológico ao menos uma vez por ano, levando em consideração o quadro individual de saúde bucal. Sua empresa quer sempre ser lembrada quando isso acontece, e o marketing pode ajudar na conquista desse objetivo.

A dica aqui é criação de um plano de fidelidade. Esse tipo de estratégia é um ótimo curso a ser tomado para manter os clientes da sua empresa. Para ter sucesso, é importante oferecer benefícios reais, que possam convencer as pessoas a continuar optando pelo seu negócio.

4. Faça marketing de relacionamento usando seu banco de dados

As fichas cadastrais dos pacientes da sua clínica são um tesouro em potencial. Informações como e-mail, número de telefone, endereço e data de aniversário podem ser usadas para que sua marca seja lembrada e apreciada.

Crie mensagens personalizadas para enviar em datas especiais, como: aniversário, dia dos pais, dia das mães, natal e ano novo. Além disso, personalize avisos lembrando da importância dos cuidados com dentes e do check-up regular. Por meio do banco de dados, é possível saber quando cada cliente deve voltar para a realização uma consulta de checagem.

As estratégias citadas, se bem trabalhadas, podem trazer crescimento e sucesso para sua clínica. O importante é manter o cliente no foco e entregar sempre a melhor experiência possível.

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