6 passos para o sucesso da sua clínica


6 passos para o sucesso da sua clínica

Para aumentar as chances de sucesso da sua clínica, é preciso executar estratégias organizacionais focadas na boa gestão e no planejamento contínuo.

Além disso, todo empresário da área precisa atuar com especial atenção em 3 frentes: marketing, gestão de pessoas e gestão financeira, pois esses pontos costumam trazer grandes impactos na condução do negócio.

Para ajudá-lo a entender melhor, separamos a seguir 6 dicas dentro dessas áreas que podem otimizar a gestão da sua clínica. Confira:

Marketing

1. Invista em Marketing Digital

Para captar clientes, é fundamental investir em marketing. Contudo, as alternativas tradicionais de publicidade nem sempre cabem no orçamento da clínica, por isso a solução pode ser focar no marketing digital.

As estratégias nesse campo costumam requerer menos investimentos, além de permitirem maior segmentação, de modo que você poderá atrair justamente aqueles clientes que deseja atender.

Portanto, é indicado aprender mais sobre a Internet e suas possibilidades. Nesse caso, vale a pena descobrir como divulgar em redes/mídias sociais (Facebook, Twitter, Snapchat), motores de buscas (Google, Bing) e ferramentas de geolocalização (Google Maps, Waze). Todas podem aumentar o fluxo de potenciais clientes para o seu negócio.

Contudo, para evitar problemas legais, lembre-se de avaliar corretamente as limitações de publicidade digital na área de saúde.

2. Adote estratégias de Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia digital que tem ganhado espaço no ambiente virtual, principalmente por seu caráter menos invasivo e por fornecer maior valor aos clientes.

Trata-se de uma técnica pautada em produção de conteúdo de relevância para o público-alvo, que pode ser disponibilizada em blogs, sites, redes sociais etc. O objetivo é transmitir informações relevantes aos usuários desses canais, solucionando suas dúvidas e outros questionamentos, criando uma relação de confiança.

A partir disso, executam-se estratégias para que eles entendam seus problemas e possam chegar até sua clínica.

Gestão de pessoas

3. Foque em treinamentos periódicos

Um atendimento ruim está entre as principais causas da perda ou baixa retenção de clientes. Por isso, é fundamental investir em treinamentos periódicos para seus colaboradores, com conteúdos voltados a boas práticas de atendimento.

Também é importante focar no aperfeiçoamento e organização dos agendamentos da clínica, para que os seus colaboradores consigam agendar e confirmar consultas com maior eficácia.

Isso é vital para elevar a qualidade do atendimento prestado, especialmente quando for preciso tirar dúvidas de clientes e organizar horários.

4. Organize seu quadro de profissionais conforme a demanda

Com o passar do tempo, você poderá perceber quais os horários em que há maior demanda de pacientes na sua clínica. Para conseguir atendê-los bem, busque direcionar mais colaboradores para esses períodos, o que pode ser feito por meio de escalas ou de contratações.

Em último caso, veja se é possível pagar horas extras para manter a qualidade dos atendimentos. Só procure negociar bem isso para não provocar resistências ou insatisfações, o que tem chances de se refletir no atendimento.

Também evite exigir horas extras frequentes, pois poderá diminuir a qualidade de vida dos seus colaboradores e, consequentemente, a produtividade.

Gestão financeira

5. Dê atenção ao fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um instrumento financeiro essencial para a administração das entradas e saídas de valores da clínica. Por isso, ele precisa de especial atenção, já que fornecerá informações importantes para a saúde econômica do empreendimento. Por meio dele é possível, dentre outras coisas, identificar:

  • quais contas você mais paga;
  • desperdícios de recursos;
  • se os vencimentos de obrigações estão ocorrendo antes dos recebimentos, gerando multas pelos atrasos;
  • se há saldo em caixa para eventuais urgências.

6. Adote um sistema de gerenciamento

Adote um sistema de gerenciamento para organizar melhor o fluxo de caixa dentro da sua clínica. Isso permite maior controle administrativo dos valores e possibilita que você obtenha relatórios e indicadores sobre o financeiro do negócio. Também ajudará a evitar atrasos e esquecimentos sobre pagamentos a fornecedores.

Com as dicas acima, você conseguirá otimizar a gestão da sua clínica. É importante planejar bem antes de colocá-las em prática, para que consiga implantá-las da melhor forma possível.

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