9 ações essenciais para fidelizar clientes em sua clínica


9 ações essenciais para fidelizar clientes em sua clínica

Fidelizar clientes para a sua clínica é um dos passos mais importantes, tanto para quem pretende abrir sua própria clínica, quanto para quem já possui, mas ainda tem problemas em como gerenciá-la.

O mercado médico é bastante competitivo: várias clínicas na mesma região, algumas com tratamentos mais amplos, e cada uma contando com algum diferencial. Porém, são poucas utilizando maiores estratégias para fidelização de clientes.

Algumas dessas estratégias incluem comunicação digital (Facebook ou WhatsApp), garantindo proximidade entre cliente e médico; conversar com o paciente; fornecer um ambiente confortável na sala de espera, e muitas outras.

Para saber o que fazer para fidelizar clientes no setor de saúde a partir de hoje, é só continuar a leitura. Você não vai se arrepender!

1. Tenha outros meios de comunicação, além do telefone

Hoje em dia, na era digital, é muito fácil encontrar empresas que não dependem apenas do telefone convencional; estão apostando em redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp e Twitter, por exemplo).

Isso acontece porque, além do custo ser menor, a sensação é de proximidade com o paciente, principalmente porque tanto jovens quanto adultos utilizam as redes sociais para o trabalho, lazer e para entrar em contato mais facilmente com as marcas. Só lembre de manter uma taxa de resposta rápida, ok?

2. Ofereça um atendimento diferenciado para fidelizar clientes

Todo cliente gosta de se sentir único, não é mesmo? Uma conversa sobre como cuidar melhor dos dentes ou algum outro assunto após a consulta podem ser cruciais, mas não é só isso.

Abrir a agenda em dias e horários alternativos, para atender clientes que não podem perder os estudos e o trabalho (como sábado ou durante a noite), e permitir encaixes e consultas de urgência são outras formas de fidelização de clientes. O importante é que a clientela saiba que pode contar com o atendimento na hora e no dia que mais precisar.

3. Invista em um ambiente confortável

Você já se colocou no lugar do seu cliente? Se não, experimente fazer isso a fim de descobrir se o ambiente na sala de espera está confortável o suficiente para manter a clientela em um eventual atraso (embora seja melhor evitá-lo).

Algumas medidas simples, como oferecer água fresca, conferir se o ar-condicionado está em temperatura agradável, ter cadeiras confortáveis, manter o ambiente limpo, boa programação na TV e/ou revistas novas, e liberar o acesso à internet fazem muita diferença em uma clínica. Aposte nisso!

4. Cumpra seu trabalho com qualidade

Não adianta investir em ambiente, na socialização com a clientela e nos meios de comunicação se o cliente não ficar satisfeito com o seu trabalho.

É interessante alinhar todas as estratégias de marketing com um ótimo trabalho, mas também é importante garantir a qualidade do serviço prestado. Seja uma simples restauração ou um procedimento mais avançado, as técnicas e formas de trabalhar também podem definir se você conseguirá fidelizar o cliente ou não.

5. Não deixe de realizar o pós-venda

Se é difícil conquistar novos clientes, imagine reconquistar? Por isso, é tão importante o pós-venda, pois ele entrega um serviço especial ao cliente de forma que parece única. Exemplo disso é uma drogaria que envia um SMS para avisar que o produto que você comprou mês passado está em promoção. Não é bom ser lembrado e ainda se sentir privilegiado?

Na área da saúde e bem-estar a não é diferente. Oferecer desconto para o cliente que trouxer amigo ou parente recomendado, enviar SMS avisando sobre redução de valores ou uma nova técnica — tudo isso pode tornar um cliente fidelizado. Não deixe que, após o serviço finalizado, o cliente suma da sua clínica e esqueça o caminho de volta.

6. Conte com o treinamento de sua equipe

Você pode ser um excelente dentista, executar brilhantemente as suas técnicas e atender de forma diferenciada e primorosa seus clientes, mas a sua equipe também agrega qualidade a sua clínica?

A primeira experiência do cliente é na recepção. É nesse setor que a clientela terá acesso a muitas informações, desde as vagas disponíveis até os tipos de tratamento que a clínica oferece. Treinar o funcionário nessa área para evitar mal-entendidos e aprender a dialogar com pacientes nervosos é uma das dicas para fidelizar clientes.

Além da recepção é preciso cuidar para que todos os funcionários estejam com uniformes limpos, os instrumentos esterilizados, e o ambiente sem nenhuma sujeira.

7. Tenha um banco de dados

Se tem uma coisa que desagrada um cliente é perceber que o seu dentista não lembra dos seus dados, do último tratamento realizado ou até de algum problema que tenha sofrido. É desgastante repetir a história como se fosse a primeira vez, não é?

Sabendo disso, nada melhor que um cadastro contendo todos os dados relevantes do paciente para uma futura consulta. Dessa forma, a relação entre cliente e dentista se torna muito mais próxima.

8. Cuide do seu marketing pessoal

Já abordamos maneiras de fidelizar um cliente, incluindo os cuidados necessários com a limpeza da clínica e o pós-venda, mas você sabia que cuidar da sua imagem como profissional também é fator importante para manter a clientela?

Pontualidade, aparência e roupas limpas, linguagem clara (sem gírias, expressões idiomáticas e jargões médicos), segurança na prestação de serviços e perfis em redes sociais que não prejudiquem a sua imagem funcionam como mina de ouro para a sua profissão.

9. E não se esqueça do marketing externo!

Além do marketing interno (marketing pessoal), é importante saber divulgar seu trabalho sem infringir as regras do Conselho Regional.

Uma das formas de cometer infração é aliciar pacientes prometendo falsas ofertas. Esse método afasta a clientela tanto quanto um ambiente sem higiene. Seja ético e divulgue seus serviços com responsabilidade e de forma positiva.

Resumindo: uma clínica precisa de manutenção e fidelização de clientes para se manter ativa no mercado. Portanto, invista nessas 9 ações mencionadas neste conteúdo, e nunca perca clientela.

Você considerou útil este artigo sobre como fidelizar clientes e quer saber mais sobre marketing médico? Então descubra como atrair a clientela na internet e não deixe de aproveitar a tecnologia a seu favor!


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