As 5 vantagens da segmentação de mercado


As 5 vantagens da segmentação de mercado

A segmentação de mercado consiste na ação de dividir — em camadas ou elementos — determinado setor de atuação. Ela é uma maneira de organizar e identificar em partes menores uma grande quantidade de informações sobre o comportamento tanto do consumidor quanto do próprio mercado. 

Esse método pode ajudar a empresa em vários sentidos, a começar pela identificação de necessidades, aumento do market share, ampliação e aperfeiçoamento dos serviços, além de tornar mais clara e certeira a estratégia de marketing

Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe este texto até o fim e conheça 5 vantagens que as empresas que segmentam seu mercado têm. Confira!

1. Identificação de necessidades 

A sua clínica está suprindo, de fato, as necessidades dos clientes? Essa é uma pergunta que a segmentação de mercado consegue responder. Isso porque ao elaborar uma análise a respeito do mercado, será possível visualizar os potenciais nichos que podem oferecer grandes oportunidades. Torna-se possível, por exemplo, conhecer a demanda do serviço, observando necessidades ou expectativas dos clientes. 

2. Aumento de market share

A fidelização de clientes está relacionada a confiança em relação ao negócio, mas esse crédito não se consegue com qualquer estratégia. A partir da segmentação de mercado é possível conhecer e direcionar quais são as melhores estratégias no caminho certo dos clientes. 

Será possível perceber, por exemplo, a estratégia de marketing mais adequada para atrair novos clientes. Dessa forma, o alcance da sua clínica se expande, conquistando, até mesmo, novas localidades em uma cidade ou estado.

3. Ajustes de serviços 

Uma das principais vantagens da segmentação de mercado é a possibilidade que as empresas têm de reestruturarem a oferta de serviços. Muitas vezes, uma clínica odontológica, por exemplo, deixa de oferecer tratamentos estéticos, perdendo a chance de atrair clientes interessados nesse tipo de procedimento.

Com a segmentação de mercado, os serviços oferecidos pela clínica podem sofrer ajustes. É possível deixar de oferecer aqueles que não dão mais lucro e começar a investir em novidades do setor. 

4. Conhecimento do consumidor

Afinal, o que o cliente quer? Essa questão é, muitas vezes, tentada a ser respondida por gurus dos negócios ou empresários que acham que conhecem seu público. Contudo, uma metodologia que pode certificar essa resposta é a segmentação do mercado que, por meio da aplicação de entrevistas de grupos ou individuais e pesquisa de satisfação, por exemplo, consegue compreender o comportamento do consumidor.

Informações sobre quais são os seus objetivos, desejos e expectativas em relação ao serviço oferecido podem ser facilmente identificadas. Com isso, fica mais simples de atender os anseios da clientela. 

5. Campanhas mais eficientes 

Campanhas que não fazem segmentação de mercado jogam dinheiro fora, uma vez que as estratégias não funcionam, o material de divulgação não chega a quem realmente importa e o tempo é gasto para elaborar ações pouco efetivas.

Contudo, com a segmentação de mercado é possível realizar o planejamento das campanhas de divulgação, aprofundar os temas e aumentar as chances de atingir o consumidor ideal. 

Essas foram algumas vantagens de realizar a segmentação de mercado. Saiba também que existem algumas ferramentas tecnológicas que aumentam a eficácia da segmentação. Utilizar um software que faça o controle dos clientes, por exemplo, pode ajudá-lo a entender como eles se comportam no momento de agendar as consultas e escolher os profissionais.

Deixe seus amigos saberem dessas vantagens também. Para isso, compartilhe este texto nas suas redes sociais!


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.