Como a experiência do cliente afeta sua clínica


Como a experiência do cliente afeta sua clínica

Você sabia que a experiência do cliente pode fazer uma grande diferença para o posicionamento do seu negócio no mercado? Esse conceito também é muito útil para fidelizar os clientes que frequentam a sua clínica.

Neste post, você verá um pouco sobre o que significa a experiência do cliente e quais são os fatores influenciadores para obter resultados mais positivos. Vamos lá?

O que significa esse conceito?

Se você costuma ler sobre marketing e empreendedorismo, certamente já ouviu falar sobre a percepção dos clientes. E não por acaso — trata-se de um dos elementos mais importantes de qualquer negócio bem-sucedido.

Mas, afinal, o que significa esse conceito? De forma geral, é a forma que os clientes percebem a interação da sua marca. Isso repercute, positiva ou negativamente, nas vendas da empresa. Além disso, diz muito sobre o respeito e a dedicação que a organização tem com o seu público.

Sendo assim, o investimento nesse fator determina boa parte da retenção e satisfação dos seus compradores.

Quais são os fatores que influenciam a experiência do cliente?

A percepção do cliente não é algo muito previsível. No entanto, existem alguns fatores que você precisa se atentar para construir uma boa experiência para o seu público. A seguir, listamos alguns. Veja! 

Utilizar as redes sociais

As redes sociais são um dos principais canais de comunicação da atualidade. Isso porque a presença da empresa passa a se tornar familiar ao cliente — já que os posts disputam espaço com todo tipo de publicação em seu feed.

Por meio dessas plataformas, é possível estabelecer interações mais humanizadas e menos mecânicas. Além disso, a velocidade dos compartilhamentos costuma ser alta, agilizando a comunicação e a transmissão de mensagens importantes.

Corresponder às expectativas do cliente

Quando os clientes vão até a sua empresa, geralmente têm uma expectativa específica sobre como será o trabalho, certo? Por exemplo, se você tem uma clínica odontológica, a intenção do consumidor pode estar ligada ao agendamento de uma consulta ou a um bom atendimento.

Nesse caso, é essencial fornecer um serviço bom o suficiente para corresponder e até exceder ao que o cliente espera. Para isso, procure alinhar o que você promete com o que é capaz de cumprir — garantindo que sua empresa não vá ficar aquém das necessidades do seu público.

A experiência do cliente, como você pôde ver, tem uma grande relação com a fidelização — que, por sua vez, impacta diretamente na presença da sua empresa no mercado. E o que isso significa? Na prática, que o seus clientes percebem a sua empresa de uma forma específica, e isso contribui para a experiência. Assim, se essa percepção for negativa, o faturamento pode ter impacto igualmente negativo.

Portanto, lembre-se de sempre pedir o feedback dos clientes. Afinal, essa é a melhor forma de saber quais são os problemas mais visíveis na sua empresa e qual é a opinião do seu público sobre eles.

Além disso, defina como meta fazer com que os clientes se tornem promotores da sua marca. Assim, a experiência positiva com sua empresa também se torna um meio para conseguir novos clientes.

A experiência do cliente consiste na interação que a sua empresa tem com o público, sendo intimamente ligada à fidelização e, por consequência, com os resultados do negócio. Por isso, invista em estratégias para melhorar o relacionamento e a comunicação, e preze sempre pelo respeito e dedicação!

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