Como criar um plano de negócios: aprenda nesses 4 passos


Como criar um plano de negócios: aprenda nesses 4 passos

Você sabe como criar um plano de negócios? Se você tem um negócio próprio, essa pode ser a mão na roda que você precisa para organizar os seus processos e parar de agir de forma improvisada.

Desse modo, se torna mais fácil encontrar o que é relevante para selecionar os melhores objetivos e reduzir os riscos de suas ações falharem. E isso por uma razão muito simples — muitas empresas fracassam por falta de organização.

Neste post, você vai ver um pouco sobre como criar um bom plano e quais são os cuidados que você precisa tomar para evitar erros. Preparado? Então, vamos lá!

1. Crie um sumário executivo

O sumário executivo é a parte do plano que elenca tudo o que estará contido nele. Ou seja, o mapeamento do conteúdo para facilitar a orientação na hora da leitura. É a última etapa do plano, já que você vai precisar ter todos os tópicos prontos para escrevê-lo.

Além disso, o plano de negócios não serve apenas para avaliação interna da empresa. É bem possível que caia nas mãos de potenciais sócios, investidores e instituições financeiras. Por isso, é essencial facilitar a leitura no sumário.

2. Inclua uma análise do mercado de atuação

Ninguém consegue ser bem-sucedido com poucas informações sobre o mercado que atua. A análise de mercado é uma forma excelente de entender a lógica de consumo do seu público.

Por meio dela, as pessoas podem dimensionar qual é a relevância potencial (ou efetiva) da sua empresa. E o que isso significa? Na prática, que você vai precisar revelar informações sobre o setor e o segmento para que o leitor entenda como a sua marca contribui e gera valor.

3. Encontre o público-alvo

O público-alvo é a síntese das características das pessoas que você quer atingir. Nesse caso, os seus potenciais clientes ou as pessoas que sofrem de problemas que os serviços da sua empresa resolvem.

É importante definir o público-alvo no plano para que os leitores saibam se a sua solução é viável ou não. Isso porque existem questões geográficas, demográficas, de faixa etária e por aí vai.

4. Defina o diferencial do serviço

O diferencial é aquilo que apenas a sua empresa oferece. Não precisa ser necessariamente algo material — às vezes, uma abordagem diferente sobre determinado assunto já basta. No entanto, é importante que o diferencial deixe claro que a sua empresa é completamente distinta dos concorrentes.

Lembre-se de advogar bem o seu diferencial no plano. Afinal, trata-se do mais importante argumento de vendas da sua empresa. Por isso, deve ser explicado com clareza e objetividade.

Entender como criar um plano de negócios é importantíssimo para antecipar os vários contratempos que um empreendedor lida no dia a dia. Além disso, serve como uma bússola de referência para os profissionais da empresa, orientando sobre quais são as prioridades da marca.

Não se esqueça de que o plano deve estar muito bem alinhado com a missão, a visão e os valores da empresa. Assim, a atuação da sua equipe se torna coerente com os fundamentos da cultura empresarial.

E você? Quer saber mais sobre como fazer a sua empresa alcançar o topo do mercado? Então, siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook!


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