Como se diferenciar da concorrência? Aprenda nessas 3 dicas


Como se diferenciar da concorrência? Aprenda nessas 3 dicas

Descobrir como se diferenciar da concorrência é um dos quebra-cabeças mais comuns na mente dos empreendedores. Isso porque as empresas que disputam o seu mercado podem dar pistas do que você precisa fazer para tornar sua marca única.

Neste post, você vai ver algumas dicas sobre como se diferenciar dos seus concorrentes, além de descobrir qual é a melhor maneira de implementar essas sacadas na sua empresa. Boa leitura!

1. Faça um benchmarking

Você sabe como é a performance da sua empresa em relação às outras no mercado? Se sentiu dificuldade para encontrar uma resposta para essa pergunta, saiba que fazer um benchmarking pode ajudar.

A ideia por trás desse conceito é fazer uma pesquisa e análise comparativa dos produtos e processos. Em alguns casos, você pode chegar a resultados numéricos por meio da análise de KPIs.

Sua equipe já sentiu falta de uma boa motivação para produzir mais? Então, o benchmarking também é uma excelente maneira de ajudar com isso, por meio de um propósito — tornar a marca diferente. Após a pesquisa, essa tarefa ficará ainda mais fácil.

2. Cuide da comunicação da marca

Muito sobre sua empresa pode ser percebido na forma com que ela se comunica. Seja na hora da venda ou do atendimento, as interações revelam alguns traços para o público.

Por exemplo, um atendimento lento e burocrático pode indicar falta de organização no ambiente interno. Contatos positivos e empáticos, por outro lado, revelam profissionais capacitados e valorização do cliente.

O uso de redes sociais também é um ponto importantíssimo. Afinal, é por meio delas que o seu público vai desenvolver a comunicação mais simples e direta com a marca — servindo como um excelente termômetro da empresa.

3. Utilize boas estratégias de marketing

As estratégias de marketing são responsáveis por fazer com que a mensagem da sua empresa seja ouvida pelas pessoas. É uma das áreas que mais gera impacto no faturamento. E qual é a razão disso? A resposta é simples. Ao investir na visibilidade da sua marca, você passa a entrar em contato com inúmeros potenciais consumidores. Se a campanha for bem-sucedida, esses clientes também se tornam divulgadores.

Ao falar de estratégias na web, existem dois tipos que merecem sua atenção — orgânicas e impulsionadas. As orgânicas dizem respeito às formas de atrair passivamente público para sua empresa. Geralmente, isso é feito por meio de conteúdo.

Já as campanhas impulsionadas podem atrair o seu cliente por meio de mídia paga, geralmente anúncios ou links patrocinados. O tipo ideal vai depender das prioridades da sua empresa.

Saber como se diferenciar da concorrência pode provocar boas mudanças no seu negócio. Existem várias formas de chegar no topo do mercado e as dicas deste texto podem ser o empurrão que sua empresa precisa.

Não se esqueça de que os seus concorrentes também cometem erros. Claro, os méritos são importantes, mas é preciso analisar os deméritos também.

E você? Quer saber mais sobre como se manter alguns passos à frente da sua concorrência? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de nossos conteúdos!


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