Consultoria odontológica: como melhorar a estrutura da sua clínica


Consultoria odontológica: como melhorar a estrutura da sua clínica

A verdade é que a maioria dos dentistas, por melhores que sejam tecnicamente, ainda não está preparada para desempenhar o papel de gestor de uma clínica ou consultório. Por isso é que, cada vez mais, a consultoria odontológica tem ganhado destaque no mercado.

Mas você entende qual é a atuação dessas empresas? Continue a leitura do post e veja como elas podem ajudar o seu negócio a crescer. Confira!

Gestão financeira e administrativa

É a forma de apoio mais procurada de uma consultoria na área odontológica. Depois de uma investigação completa sobre a situação financeira e as questões administrativas, os consultores podem propor algumas mudanças, como:

  • uso de tecnologia e ferramentas de gestão mais modernas;

  • atualização dos controles financeiros;

  • mudança de estratégia;

  • reformulação do planejamento;

  • criação de novas metas e objetivos;

  • ​expansão nas atividades ou na abrangência.

Esses serviços podem ser úteis para qualquer clínica. Mas são ainda mais interessantes para aquelas que estão em crise financeira ou desejam expandir seus negócios. Mesmo os menores consultórios podem obter melhores resultados e conseguir ampliar a operação e seus rendimentos.

Melhoria dos processos e da estrutura

Em muitos casos, a ineficiência nos processos e da própria estrutura pode comprometer os resultados da clínica. É comum que os gestores tentem fazer melhorias estruturais e nos processos, mas elas não são as mais adequadas para a situação vivida pelo estabelecimento e os tipos de tratamentos oferecidos.

Nesse sentido, a consultoria pode propor mudanças que envolvem desde novas formas de atendimento até a aquisição de equipamentos e softwares. O mais importante é que os investimentos sejam feitos de forma adequada, fator que é reconhecido pelos consultores.

Criação de planos e ações de marketing

Como anda a divulgação da sua clínica? O que você faz para atrair novos pacientes e reter os atuais? Não dá para ficar contando com o boca a boca ou com a sorte, não é mesmo? É justamente nessa área que muitos estabelecimentos pecam ou deixam de investir.

A falta de conhecimento sobre o assunto, pode levar à adoção de estratégias equivocadas de marketing, que apenas consomem recursos que poderiam ser empregados de outra forma. Uma consultoria odontológica possui expertise para realizar as ações e otimizar os investimentos.

Desta forma, são analisados todos os diferenciais de marca, os mercados em potencial, os veículos de divulgação mais pertinentes, entre outros detalhes que podem passar despercebidos pelo gestor da clínica.

Em relação à estratégia de marketing, uma consultoria pode, por exemplo:

  • criar conceitos e desenvolver ideias de acordo com cada tipo de negócio e seus diferenciais;

  • traçar perfis de pacientes, de acordo com os objetivos da clínica;

  • realizar pesquisas de mercado para analisar a demanda por atendimento odontológico;

  • estabelecer um perímetro de alcance para as ações, de acordo com o perfil dos pacientes;

  • ​sugerir e implantar estratégias online (mídias sociais, sites, blogs, etc.) e offline (jornais, panfletos, entre outros).

É bom lembrar que o trabalho consultivo busca melhorar os resultados de acordo com diferentes realidades de investimento. Ela não sugere algo que possa comprometer os ganhos financeiros da clínica.

Além disso, também não se encarrega da execução de algumas tarefas como confecção e impressão de material gráfico. No entanto, possui empresas parceiras que podem realizar essas ações conforme as diretrizes da consultoria odontológica.

Ficou interessado? Entre em contato conosco para conhecer todos os nossos serviços diferenciados de consultoria odontológica. Queremos fazer o seu negócio crescer!

 


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