4 dicas para a gestão da sua clínica durante a pandemia


4 dicas para a gestão da sua clínica durante a pandemia

A chegada do coronavírus tem feito com que pessoas e empresas busquem as mais diversas maneiras de se reinventar e amenizar os impactos do momento. Para profissionais e empreendedores da área da saúde, esta fase exige ainda mais dedicação, disciplina e, principalmente, empatia para que possam lidar com toda situação e manter a boa gestão. 

Mesmo diante do isolamento social, a verdade é que atendimentos de saúde não relacionados à Covid-19 também precisam de atenção. A maior preocupação tem sido com a segurança dos pacientes e colaboradores. Para isso, é necessário que a gestão estabeleça rígidas medidas de segurança para que os atendimentos possam ocorrer conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Sabemos que é tudo muito desafiador, mas é possível sim manter seu negócio nos eixos neste momento. Por isso, trouxemos neste artigo 4 dicas de gestão para sua clínica passar pela pandemia com sucesso. Confira! 

Aposte na criação de conteúdos relevantes em suas plataformas digitais e redes sociais

Em um momento como este, é normal que as pessoas fiquem assustadas ou até confusas com a quantidade de informações que circulam por aí e não saibam em que acreditar. Por isso, aproveite a confiança que seus pacientes têm na sua clínica e use suas redes sociais e plataformas digitais para disseminar a informação. Isso, não é apenas uma forma de gerar credibilidade ao seu negócio, mas também é um ato de responsabilidade social. Use sua autoridade e saiba como criar conteúdo relevante.

Para o Facebook e Instagram, uma boa alternativa é disponibilizar, talvez uma vez por semana, o box de perguntas dos stories como uma espécie de “Pergunte ao Doutor”, onde os seguidores enviarão suas perguntas e um profissional da clínica irá respondê-las nos próximos stories. Também é interessante trazer posts informativos sobre aqueles temas que mais geram dúvidas. Além de criar proximidade com seu público, suas redes sociais acabam se tornando uma bela fonte de informações confiáveis.

É sempre muito importante lembrar que todas as suas plataformas devem estar munidas de conteúdo que leve em consideração as prioridades da sua clínica e seja focado nas necessidades dos pacientes. Atualize o horário de funcionamento no seu site, divulgue em todos os canais possíveis a política de segurança que tem sido adotada, informações sobre atendimentos, agendamentos e procedimentos, enfim, e tudo aquilo que eventualmente possa causar dúvidas. Assim, seus pacientes sempre terão as informações que precisam a qualquer momento.

Use a tecnologia para inovar o seu negócio 

Em meio aos impactos causados pela Covid-19 e necessidade de contenção, o Ministério da Saúde passou a reconhecer a telemedicina, em Portaria de nº 467/2020, para dinamizar o contato entre médicos e pacientes, evitando a exposição ao vírus. E felizmente, para você que é médico, sua clínica também pode se beneficia muito com esta ferramenta inovadora!

Quando sua clínica oferece consultas online, além de garantir a segurança de profissionais e pacientes, em alguns casos, é possível realizar atendimentos de diversas especialidades com a mesma eficácia de uma consulta presencial. Além disso, você otimiza tempo, espaço e, dependendo do software que você escolher, as informações do paciente ficam salvas e seguras para futuros atendimentos.

E se você não tiver tantos recursos para investir nos melhores softwares de telemedicina, pode usar como apoio, plataformas que possibilitam videoconferências e adequar o este modelo conforme as suas possibilidades. Basta inovar! 

Mantenha o contato com seus pacientes

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas ainda não entendem porquê de tantas medidas de precaução ou até outras mudanças que a sua clínica teve que passar para lidar com a situação. Portanto, tenha paciência e cordialidade. Explique nos mínimos detalhes tudo o que têm sido feito para garantir a segurança de todos. Lembre-se que tudo depende da maneira que se fala, então, saiba usar as palavras certas para mantê-los calmos.

Outra opção legal para manter o contato com seus pacientes é enviar e-mail e SMS personalizados. Crie mensagens com breve orientações, comunique sobre atendimentos, mostre que se importa com o bem-estar deles. As pessoas querem ser bem tratadas quando procuram algum serviço e, quando se trata de saúde, essa atenção é ainda mais importante. 

Invista em um bom software de gestão 

Em um momento como este, mais do que nunca, é preciso estar no controle da situação. Para isso, o Software DOCBIZ foi projetado e desenvolvido para otimizar a gestão da sua clínica e oferecer soluções para o dia a dia de forma simplificada, econômica e eficiente. Assim, você consegue agilizar os aspectos administrativos, operacionais e financeiros do seu negócio. E sabe por que o Software DOCBIZ é a sua melhor alternativa? Simplesmente porque ele foi pensado para trazer mais rentabilidade e organização na hora de empreender.

Além disso, nosso software é uma excelente ferramenta para você proporcionar melhores experiências ao seu cliente com ações que fidelizam e geram novas indicações! Clique aqui para saber mais e iniciar uma gestão com muito mais sucesso! Esperamos que nossas dicas possam te ajudar a passar por este momento com sucesso. O segredo agora é ter paciência e buscar inovações. Sempre que precisar, conte com a DocBiz. Temos sempre uma carta na manga para transformar o seu negócio!


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