Empreendedorismo na saúde: desafios e oportunidades do mercado


Empreendedorismo na saúde: desafios e oportunidades do mercado

O Brasil é o país dos empreendedores segundo um estudo da consultoria McKinsey. De acordo com os dados da pesquisa, nada menos do que 39% da população economicamente ativa tem seu próprio negócio. Além disso, há mais de 8 mil startups utilizando novas tecnologias, sendo 8,2% ligadas ao empreendedorismo na saúde.

Os números revelam que há muitas oportunidades no segmento e um cenário favorável a um crescimento cada vez maior. Porém, também existem vários desafios. Neste artigo, vamos falar sobre eles e como superá-los. Acompanhe!

Alta burocracia

É só ouvir falar em burocracia que muitas pessoas já desanimam. Sim, ela é real em várias circunstâncias, inclusive entre aqueles que desejam empreender. Segundo dados do Endeavor, no Brasil, levam-se, em média, 129 dias para abrir uma empresa e mais 153 dias para regularizar um imóvel. Mas o futuro empreendedor não pode se deixar abater por essas situações. É preciso que ele foque não somente as circunstâncias iniciais, mas também os ganhos que terá lá na frente.

Ainda segundo os dados da McKinsey, as startups empregam mais de 30 mil pessoas no Brasil atualmente e, apenas no ano passado, receberam um investimento de mais de R$ 3,85 bilhões. Isso mostra que o empreendedorismo pode levar os seus investidores muito além do que eles imaginam.

Falta de conhecimento especializado

Outro desafio quando se fala do empreendedorismo na área da saúde é que diversos profissionais, apesar de terem bastante conhecimento técnico, não sabem como, de fato, empreender. Por causa disso, muitos desistem antes mesmo de começar. Outros até tentam ter o seu próprio negócio por um tempo, mas vão à falência.

Mesmo que a falta de conhecimento possa levar a resultados negativos, ela não deve ser uma barreira para que o profissional avance rumo às suas metas. Diversos cursos na área de gestão são oferecidos para quem deseja trabalhar para si mesmo. Cultivar um bom networking também é uma forma de aprender com quem já alcançou seus objetivos no segmento e pode indicar quais são os melhores caminhos a seguir.

Conquista da confiança dos clientes

Muitas pessoas se sentem mais seguras quando sabem que por trás de um profissional existe uma grande marca. Na área da saúde não é diferente. Muitos clientes podem se sentir receosos em relação a um empreendimento se ainda não o conhecerem muito bem.

É preciso trabalhar para que isso não ocorra. Exponha as suas qualificações, experiências e realize seus atendimentos da melhor forma possível para que as pessoas o indiquem e você se torne cada vez mais uma referência na área em que atua.

O empreendedorismo na saúde é muito promissor, sobretudo no Brasil, onde as pessoas ainda se sentem inseguras em relação ao cuidado que receberão quando não estiverem bem. Sendo assim, as oportunidades são diversas. Para alcançar sucesso nessa empreitada, é preciso estudar muito, buscar ajuda de outros profissionais, saber em que focar os investimentos e não desistir.

Gostou deste artigo que preparamos para você? Então, saiba mais sobre os serviços oferecidos pela Docbiz. Até a próxima!


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.