Qual é a hora certa de contratar mais funcionários na clínica?


Qual é a hora certa de contratar mais funcionários na clínica?

Sua clínica começou a dar resultados, o fluxo de pacientes aumentou, assim como o número de tarefas e rotinas que precisam ser executadas com agilidade para manter a qualidade do atendimento. É nessa hora que surge a dúvida: qual o melhor momento para contratar funcionários para uma clínica?

A seleção e a gestão de pessoas é um dos grandes desafios de quem decide empreender. Para lhe auxiliar nessa hora, elaboramos este pequeno guia para você avaliar se chegou o momento de ampliar sua equipe e qual a melhor forma de fazê-lo. Confira!

Saiba identificar a hora de contratar

Para saber se há necessidade de aumentar sua equipe é preciso ficar atento a algumas situações que servem como alerta. Primeiramente, é necessário identificar a sobrecarga de tarefas.

Quando os sócios e colaboradores começam a acumular funções ou apresentar sinais de que não dão mais conta de todas as atividades do dia a dia, muito provavelmente é hora de contratar.

Outro ponto de atenção, que geralmente está ligado à situação anterior, diz respeito à qualidade do serviço. Com a sobrecarga, é comum que o atendimento fique prejudicado, ocorrendo atrasos e problemas diversos.

Outro sintoma de que há falta de pessoal é a incapacidade de receber novos pacientes justamente pelo excesso de trabalho. Se uma ou mais das situações das listadas acima têm acontecido na sua clínica, provavelmente é hora de reforçar sua equipe.

Planeje as contratações

Identificada a necessidade de contratação, é preciso delimitar, com a máxima precisão possível, a demanda por pessoal. Assim, você vai traçar o perfil ideal de profissional que sua clínica precisa.

Para isso é necessário saber quais as atividades estão carentes de mão de obra. Você pode precisar de alguém para cuidar da parte administrativa, por exemplo, reduzindo o volume de atividades hoje desempenhadas por profissionais de outras áreas.

Também pode ser mais produtivo contratar um profissional especializado em alguma função que hoje é um gargalo na produtividade da empresa. Enfim, saber exatamente qual é a sua demanda é essencial para realizar contratações que agregarão valor ao trabalho da clínica.

Lembre-se que contratar um novo colaborador é uma atividade trabalhosa e com custos. Errar a mão é caro e prejudica sua produção.

Respeite a cultura da empresa ao contratar

Além das habilidades essenciais para cobrir com as carências de sua clínica, é preciso avaliar se o candidato tem perfil condizente com a cultura da empresa. Isso pode parecer um tanto subjetivo, mas é fundamental para o sucesso da contratação.

Toda a empresa tem a sua cultura, sua forma de atuação, com sua missão, visão e valores. Quanto mais alinhado com esses norteadores o novo contratado estiver, maior será a possibilidade de sucesso.

Mas não esqueça: para avaliar esse aspecto do candidato é essencial que os próprios sócios tenham claro a importância desses norteadores.

Avalie detalhadamente o perfil dos candidatos

Na hora de avaliar os candidatos, explore todos os meios disponíveis para conhecê-los melhor. Busque referências, consulte outros gestores com quem eles já trabalharam, analise detalhadamente suas experiências e tire o máximo das entrevistas.

É importante não ficar com nenhuma dúvida durante o processo de seleção. Pergunte, pesquise e não se impressione com estereótipos. Lembre-se que a forma de se vestir ou o comprimento dos cabelos não revelam a capacidade do candidato.

Gostou do artigo? Acreditamos que essas dicas podem lhe ajudar bastante na hora de contratar funcionários para uma clínica. E se quiser saber mais sobre a gestão em clínicas odontológicas, siga nossa página no Facebook!


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