ROI em clínicas odontológicas: por que calcular?


ROI em clínicas odontológicas: por que calcular?

Você calcula o retorno sobre o investimento no seu consultório? Não? Pois saiba que você pode estar gastando mais do que deveria em áreas erradas e deixando de investir onde o retorno é, de fato, vantajoso. Mas calma! É possível reverter esse cenário ao medir o ROI em clínicas odontológicas.

 

Para ajudar você, neste artigo abordaremos o que é ROI e como ele pode melhorar os resultados e o desempenho da sua clínica. Curioso? Então siga com a leitura!

 

O que é ROI (Return On Investment)?

O ROI (Retorno Sobre o Investimento) é, a grosso modo, uma métrica utilizada para mensurar os rendimentos obtidos em relação aos recursos investidos na sua clínica odontológica.

 

Assim, para cada 1 real que você investe, o ROI aponta quanto a clínica gerou de retorno — que pode ser positivo ou negativo.

 

Como calcular o ROI?

A fórmula básica do ROI para clínicas é a seguinte:

 

ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial

 

Ao final, multiplique o resultado por 100 para expressar o valor em percentual.

 

Exemplo: se o ganho obtido no seu consultório odontológico foi de R$10.000,00 e o investimento foi de R$2.000,00, então o retorno será de:

 

(10.000,00 – 2.000,00) / 2.000,00 = 4 x 100 = 400%.

 

Nesse caso, o retorno sobre o investimento foi de 400%. Ou seja, para cada 1 real investido, 4 reais voltaram para o consultório!

 

Além disso, o ROI pode ser calculado tanto para toda operação da clínica — assim, devem ser considerados todos os gastos com contratação de funcionários, equipamentos odontológicos, marketing, mobiliários etc. — como para ações específicas, como o investimento exclusivamente em marketing.

 

Cabe ressaltar que alguns fatores externos podem interferir no resultado — flutuações no mercado e ações de concorrentes diretos, por exemplo. Por isso, o cálculo precisa ser feito periodicamente.

 

Como o ROI em clínicas odontológicas pode melhorar os resultados obtidos?

Como você deve ter percebido, o cálculo do ROI é muito importante para o controle financeiro da sua clínica odontológica, uma vez que ele mostra os resultados do investimento no consultório.

 

Otimiza os processos

Investimentos feitos sem embasamento acabam não trazendo o resultado esperado. Dessa forma, utilize o cálculo para otimizar o processo de tomada de decisão sobre onde investir recursos.

 

Ajuda a cortar os gastos

O ROI ajuda a compreender o que não está dando resultado e a eliminar esses processos.

 

Se você investe em ações de marketing que não dão retorno, por exemplo, o ROI vai apontar esse gasto desnecessário e mostrar que ele precisa ser cortado.

 

Orienta melhor os próximos investimentos

Sabendo o que traz retorno satisfatório e o que gera prejuízos no seu consultório, o investimento será orientado e os lucros, maximizados.

 

Além disso, você pode investir em soluções tecnológicas para a gestão e análise do desempenho, como um DRE — Demonstrativo de Resultado do Exercício —, que apresenta o lucro da sua operação e indica quais despesas são mais críticas e precisam ser reduzidas.

 

Gostou deste artigo? Entendeu por que você precisa calcular o ROI em clínicas odontológicas? Então assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos similares diretamente na sua caixa de e-mail!


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.