Você calcula o retorno sobre o investimento no seu consultório? Não? Pois saiba que você pode estar gastando mais do que deveria em áreas erradas e deixando de investir onde o retorno é, de fato, vantajoso. Mas calma! É possível reverter esse cenário ao medir o ROI em clínicas odontológicas.
Para ajudar você, neste artigo abordaremos o que é ROI e como ele pode melhorar os resultados e o desempenho da sua clínica. Curioso? Então siga com a leitura!
O que é ROI (Return On Investment)?
O ROI (Retorno Sobre o Investimento) é, a grosso modo, uma métrica utilizada para mensurar os rendimentos obtidos em relação aos recursos investidos na sua clínica odontológica.
Assim, para cada 1 real que você investe, o ROI aponta quanto a clínica gerou de retorno — que pode ser positivo ou negativo.
Como calcular o ROI?
A fórmula básica do ROI para clínicas é a seguinte:
ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial
Ao final, multiplique o resultado por 100 para expressar o valor em percentual.
Exemplo: se o ganho obtido no seu consultório odontológico foi de R$10.000,00 e o investimento foi de R$2.000,00, então o retorno será de:
(10.000,00 – 2.000,00) / 2.000,00 = 4 x 100 = 400%.
Nesse caso, o retorno sobre o investimento foi de 400%. Ou seja, para cada 1 real investido, 4 reais voltaram para o consultório!
Além disso, o ROI pode ser calculado tanto para toda operação da clínica — assim, devem ser considerados todos os gastos com contratação de funcionários, equipamentos odontológicos, marketing, mobiliários etc. — como para ações específicas, como o investimento exclusivamente em marketing.
Cabe ressaltar que alguns fatores externos podem interferir no resultado — flutuações no mercado e ações de concorrentes diretos, por exemplo. Por isso, o cálculo precisa ser feito periodicamente.
Como o ROI em clínicas odontológicas pode melhorar os resultados obtidos?
Como você deve ter percebido, o cálculo do ROI é muito importante para o controle financeiro da sua clínica odontológica, uma vez que ele mostra os resultados do investimento no consultório.
Otimiza os processos
Investimentos feitos sem embasamento acabam não trazendo o resultado esperado. Dessa forma, utilize o cálculo para otimizar o processo de tomada de decisão sobre onde investir recursos.
Ajuda a cortar os gastos
O ROI ajuda a compreender o que não está dando resultado e a eliminar esses processos.
Se você investe em ações de marketing que não dão retorno, por exemplo, o ROI vai apontar esse gasto desnecessário e mostrar que ele precisa ser cortado.
Orienta melhor os próximos investimentos
Sabendo o que traz retorno satisfatório e o que gera prejuízos no seu consultório, o investimento será orientado e os lucros, maximizados.
Além disso, você pode investir em soluções tecnológicas para a gestão e análise do desempenho, como um DRE — Demonstrativo de Resultado do Exercício —, que apresenta o lucro da sua operação e indica quais despesas são mais críticas e precisam ser reduzidas.
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