Saiba como NÃO usar o marketing odontológico na sua clínica


Saiba como NÃO usar o marketing odontológico na sua clínica

O marketing odontológico é uma das melhores estratégias para que as clínicas angariem mais pacientes e ainda se tornem conhecidas na região em que atuam. No entanto, muitos profissionais têm dúvidas a respeito do que pode ou não pode ser divulgado, visto que o CFO (Conselho Federal de Odontologia) criou diretrizes para que os serviços odontológicos sejam promovidos.

Essas diretrizes podem ser encontradas no CEO Código de Ética Odontológica e servem para orientar os profissionais sobre como fazer sua propaganda corretamente. Se você quer divulgar sua clínica ou consultório, mas tem medo de errar, preparamos uma lista sobre o que NÃO deve ser usado em suas campanhas de marketing em odontologia. Confira!

Imagens de antes e depois não devem ser usadas em campanhas de marketing em odontologia

Apesar de bastante comum — principalmente em redes sociais — a divulgação do Antes x Depois dos pacientes, essa prática é condenada pelo CEO. Mesmo que os resultados de algum tratamento tenham sido espetaculares e dê aquela vontade de postar nas redes sociais, não o faça.

E não adianta dizer que o paciente autorizou ou assinou um documento permitindo a divulgação, essa prática fere o código de ética dos profissionais.

Preços e formas de pagamento

Divulgar preços, formas de pagamento e promoções é uma prática comum no marketing, mas não devem ser utilizados como estratégias de marketing na odontologia. Isso porque o dentista é um profissional que trabalha com a promoção da saúde e esta é um bem que não deve ser comercializada, pois não pode ser vendida e nem comprada.

A divulgação de preços é proibida pelo código de ética. Claro que você pode parcelar os procedimentos e oferecer descontos pessoalmente para seus pacientes, mas nada de fazer banners, panfletos ou fomentar isso em redes sociais, certo?

 Especialidade que não possui

 Divulgar uma especialidade que o profissional não possui também é uma prática não recomendada pelo Código de Ética. Essa ação se trata de   propaganda enganosa, pois você estará divulgando um serviço o qual não está apto a realizar.

 Divulgue apenas especialidades e técnicas que está habilitado a realizar em seus pacientes.

Oferecer técnicas não comprovadas cientificamente

A odontologia faz novas descobertas todos os dias e você precisa acompanhar essa evolução de perto para oferecer o que há de melhor e mais moderno para seus pacientes. Mas não caia no erro de divulgar um procedimento que não tenha nenhum tipo de comprovação científica.

Além de prejudicar sua imagem, divulgar técnicas não reconhecidas pela comunidade odontológica e realizar tais procedimentos ainda pode trazer sérios prejuízos para a saúde bucal de seus pacientes.

Oferecer tratamentos gratuitos para se promover

Se você tem a intenção de oferecer serviços gratuitos para promover seu consultório, esqueça. O CEO condena essa prática e também proíbe marketing odontológico que promova campanhas políticas de trocas de favores.

Mas isso quer dizer que não posso fazer trabalhos voluntários ou oferecer serviços gratuitos para a comunidade? Nada disso. Isso significa que você não pode usar esse artifício para promover seu trabalho. Então, caso faça parte de algum grupo de trabalho voluntário, não faça divulgação nas redes sociais, ok?

Cuidado ao divulgar técnicas de tratamento

 As campanhas de marketing odontológico devem prezar pela ética em primeiro lugar e não há nada de ético em criticar trabalhos de outros colegas de profissão. Mesmo que você ofereça tratamentos inovadores e possua um espaço com equipamentos de última geração, não deve criticar os colegas afirmando que o método de trabalho deles é ultrapassado ou obsoleto, por exemplo.

Além de ser antiético, essa prática ainda diminui sua credibilidade, pois um profissional competente não necessita desmerecer o trabalho dos outros para se autopromover. As campanhas de marketing na odontologia são muito eficientes e trazem resultados satisfatórios, basta ter boas estratégias e trabalhar com os canais de comunicação corretos.

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