Saúde financeira: entenda a importância para o faturamento da clínica


Saúde financeira: entenda a importância para o faturamento da clínica

O fluxo de trabalho e a organização da rotina são muito importantes para o funcionamento eficiente de uma clínica odontológica. Como todas as etapas de trabalho envolvem a saúde e bem-estar dos pacientes, é importante contar com um apoio administrativo eficiente e que preze pela saúde financeira e organizacional do seu negócio.

 

Neste post, preparamos um pequeno guia com dicas imprescindíveis que vão ajudar na organização das finanças da sua clínica odontológica. Confira a seguir!

 

Características da gestão financeira de clínica odontológica

Todos os empresários, empreendedores e profissionais autônomos que administram um negócio precisam investir tempo e dedicação para organizar a saúde financeira de seus negócios.

 

Por meio da gestão financeira, é possível identificar os gastos e movimentações, analisando custos e realizando um planejamento realista para o futuro.

 

Desta forma, a gestão de finanças de uma clínica envolve:

 

  • gerenciamento de custos;
  • pagamento de fornecedores;
  • controle dos pagamentos realizados pelos pacientes;
  • controle de recebimento de valores dos planos de saúde conveniados;
  • compra de materiais, insumos e equipamentos;
  • controle e avaliação da movimentação financeira;
  • adoção de estratégias que visem a melhora dos resultados financeiros;
  • adoção de estratégias econômicas que permitam o crescimento da clínica.

Por que a gestão financeira é importante para a sua clínica

Manter a saúde financeira da sua clínica em dia é importante pois dela depende o bom funcionamento do seu negócio. Imagine você se deparar com a falta de fundos para comprar material de higiene ou os insumos necessários para realizar os procedimentos odontológicos agendados para o dia seguinte?

 

A má gestão pode afetar tanto a rotina de trabalho como a própria credibilidade do consultório junto aos seus pacientes.

 

Como manter a saúde financeira da sua clínica

Preparamos algumas dicas que vão lhe ajudar na manutenção da saúde financeira da sua clínica, garantindo não só a eficiência do seu negócio como também a possibilidade de crescimento da sua empresa. Confira!

 

Fluxo de caixa

É imprescindível fazer o fluxo de caixa do seu negócio. Desta forma, você deve dedicar uma atenção especial aos gastos da clínica, registrando todas as movimentações financeiras, inclusive as despesas pequenas do dia a dia, que, muitas vezes, passam desapercebidas.

 

Contas a pagar e contas a receber

Mantenha planilhas diferentes para o controle de contas a pagar e contas a receber. Desta forma, será possível que você visualize as despesas mais altas da sua clínica e possa avaliar quais delas podem ser eliminadas.

 

Fundo de reserva

Consultórios médicos e odontológicos estão passíveis de variações na demanda de atendimentos. Essa situação faz com que seja necessário ter um plano B, o chamando fundo de reserva. Esse fundo serve para cobrir despesas extraordinárias ou até mesmo para pagar custos fixos que podem ser pesados demais para um mês com menor movimento na clínica.

 

Planejamento

Se você é gestor de uma clínica, deve ter em mente que o planejamento é uma das etapas mais importantes para o bom funcionamento do seu negócio.

 

Comece seu trabalho de organização financeira elaborando metas financeiras, registre os gastos e previsões de faturamento. Além disso, observe os resultados e avalie suas estratégias, verifique se há algo que pode ser modificado.

 

Invista na tecnologia

A tecnologia facilita muito a organização financeira. Com um software de gestão é possível trazer eficiência para a rotina de gestão, tornando mais fácil o acesso a informações e a emissão de relatórios, por exemplo.

 

Como um software pode agilizar os processos e melhorar a gestão financeira do seu negócio

 

A rotina de uma clínica odontológica é muito corrida e exige profissionalismo e agilidade dos profissionais envolvidos em todas as etapas dos processos.

 

Um software de gestão financeira traz diversas vantagens para o negócio. Confira:

 

  • agilidade nos processos;
  • redução dos erros em registros de informações;
  • possibilidade de emitir relatórios com rapidez e facilidade;
  • agilidade na rotina de trabalho;
  • facilidade de visualização da situação econômica da clínica;
  • informações centralizadas e organizadas

Se você busca a saúde financeira do seu negócio, é hora de elaborar estratégias de gestão e investir em conhecimento e softwares que facilitem a sua rotina de trabalho. Assine a nossa newsletter e fique por dentro de dicas que vão ajudar na organização e crescimento da sua clínica.


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.