Veja 5 maneiras de criar uma identidade visual para a sua clínica


Veja 5 maneiras de criar uma identidade visual para a sua clínica

Os ambientes são capazes de gerar diferentes emoções e sensações nas pessoas. Por esse motivo, muitas empresas investem em sua identidade visual. Em outras palavras, buscam definir um conceito que, por meio de cores e símbolos, construirá uma marca para a empresa e aumentará a sua credibilidade frente ao público-alvo.

Pensando na importância desse processo para atrair novos clientes, elencamos para você 5 maneiras de criar uma identidade. Confira!

1. Pense nas cores

Antes de tudo, é importante lembrar que, nesse momento, gostos pessoais devem ser deixados de lado. É necessário escolher com base no significado das cores e na sensação que elas transmitem ao cliente, ou seja, ter a sensibilidade de compreender se elas criam um laço sentimental com o público. 

Os tons utilizados em um consultório pediátrico, por exemplo, poderão ser mais vivos e coloridos. Por outro lado, clínicas geriátricas devem apostar em variações mais neutras, que atribuam maior seriedade e segurança ao local.

2. Defina símbolos e formas

Definir símbolos e formas é essencial para a criação de uma identidade visual. Trata-se de um dos principais elementos responsáveis pela criação de um impacto emocional positivo no consumidor.

Portanto, pense em maneiras de transmitir o significado de sua clínica por meio dessas figuras representativas. Se a sua especialidade for obstetrícia, por exemplo, você pode apostar em um design que remeta ao período da gestação. 

3. Deixe tudo padronizado

Para criar uma identidade visual de maneira eficiente é necessário manter um padrão e uma coerência entre os símbolos, as cores e os materiais utilizados. O excesso de informações cria confusão no cliente e gera um impacto negativo.

Portanto, respeite os elementos escolhidos para a identificação de sua marca em todos os aspectos possíveis. Cartões de visita, blocos de receitas e lembretes são alguns dos exemplos de utensílios que podem trazer a identidade estética da empresa.

4. Procure ajuda profissional

A qualidade e a beleza da identidade visual da clínica é um aspecto importante para a conquista e retenção de clientes. Entretanto, chegar ao resultado desejado exige o domínio de diversos conhecimentos técnicos, como design e marketing.

Por esse motivo, contar com profissionais capacitados poderá ser um ótimo investimento. A orientação especializada alinhará de maneira mais precisa as expectativas do cliente com a proposta da clínica.

5. Divulgue a marca

Após a concretização de todos esses processos, divulgue a marca visando atingir seu público-alvo. As mídias sociais, por exemplo, podem servir como grandes aliadas do empreendedor nessa tarefa. O baixo investimento e o alto alcance de potenciais consumidores contarão pontos positivos para conseguir novos clientes.

A criação da identidade visual é um grande desafio para as clínicas. Entretanto, a elaboração dessa imagem é fundamental para a divulgação dos serviços e para a demonstração da seriedade e da eficiência da empresa. Em longo prazo, o reconhecimento de uma marca gera grande destaque no mercado e auxilia na captação de novos clientes.

Agora que você já sabe como criar uma identidade visual, que tal dividir esse conhecimento com seus amigos compartilhando este conteúdo nas redes sociais?


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.