Quais são os indicadores-chaves (KPIs) de uma clínica médica?


Quais são os indicadores-chaves (KPIs) de uma clínica médica?

Os KPIs de uma clínica médica são ferramentas que fazem parte do planejamento estratégico dessas empresas e estão diretamente ligados aos seus propósitos. Esses indicadores precisam de delineamento correto para nortear a tomada de decisões.

Os gestores das clínicas médicas avaliam os KPIs e propõem intervenções no sentido de melhorar os parâmetros avaliados e vislumbrar oportunidades para o crescimento expressivo.

Portanto, se esse for o seu interesse, continue a leitura para conhecer os principais KPIs de uma clínica e saiba adequar essa ferramenta à realidade de sua empresa!

KPIs de produtividade

Os indicadores-chave de produtividade fazem um levantamento dos serviços ofertados dentro de uma empresa. Isso reflete diretamente nas demandas atendidas e não atendidas e como esse processo precisa de aprimoramento.

Nesse sentido, podem ser avaliadas as atividades básicas, tais como limpeza dentária ou uma massagem relaxante, até outras mais complexas, como tratamento de canal, inserção de próteses ou cirurgias invasivas.

Como exemplo desses indicadores, citam-se o número de procedimentos realizados, a porcentagem de pacientes que fizeram os procedimentos, a quantidade de cirurgias realizadas no período determinado, entre outros.

Essas informações facilitarão a compra de suprimentos, a especialização dos profissionais em um serviço específico ou o abandono das técnicas obsoletas e sem demanda.

KPIs de qualidade

Os indicadores de qualidade se relacionam ao atendimento prestado pelos profissionais de saúde e sua equipe. Nesse contexto, são mensurados o nível de satisfação dos clientes e as percepções advindas da atenção à clinica.

Esses indicadores de qualidade podem ser mensurados pelo questionário de satisfação com os serviços prestados e através da análise de indicadores  que avaliem a relação do cliiente com a equipe e com o serviço prestado.

Como exemplo destes indicadores temos o tempo de espera na recepção, o tempo médio de atendimento, a taxa de repetição de procedimentos, o índice de absenteísmo, entre outros.

KPIs de estratégia

As informações relevantes apuradas por esses indicadores servirão de base para a tomada de decisão. Assim, deverão ser quantificados os custos gerados, os procedimentos não finalizados e outros fatores que impactam no atendimento de excelência.

Além desses, podem ser analisados a taxa de ocupação da clínica, ou seja, a frequência de atendimentos, os orçamentos aprovados, o levantamento das principais faltas dos pacientes e a porcentagem de inadimplência.

Exemplos desses indicadores podem ser o número de atendimentos por dia, a quantificação da receita e a avaliação dos custos diretos e indiretos da assistência médica.

A partir dessa análise, será possível traçar os pontos que necessitam de ações emergenciais, os investimentos em médio e longo prazos e como avaliar as mudanças ao longo das atividades.

KPIs de capacidade

Esses indicadores avaliam o funcionamento ótimo dos equipamentos existentes. Em uma clínica, essas tecnologias são cruciais para o diagnóstico e intervenção do profissional.

Nesse sentido, devem ser investigados o nível de desgaste das peças vitais dos equipamentos, a periodicidade da manutenção e a forma adequada de manuseio para identificar possíveis falhas técnicas ou pessoais.

Exemplo disso é a avaliação frequente das cadeiras automáticas ou semiautomáticas e seus acessórios, tais como o fotopolimerizador e o ultrassom, que são essenciais para uma boa assistência clínica.

Os KPIs de uma clínica devem ser periodicamente mensurados para projetar a empresa para os níveis de excelência desejados. Para tanto, é necessário o levantamento adequado de cada conjunto de KPIs, bem como analisar os parâmetros mais condizentes com o perfil da empresa.  Por isso, é essencial um bom gerenciamento dos processos, adequação às normas sanitárias e as boas práticas.

E você, já levantou os principais KPIs de sua clínica? Compreendeu a importância desses indicadores no processo gerencial? Se achou este texto relevante, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!


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