4 boas práticas para fidelizar seu paciente!


4 boas práticas para fidelizar seu paciente!

Atrair um paciente é um trabalho que exige diversos fatores, como boas estratégias de marketing digital, investimento em tecnologia, um bom atendimento, entre outros. Essa é uma etapa fundamental de qualquer negócio, mas, para conquistar um bom faturamento, também é necessário ficar atento à fidelização de pacientes.

Essa prática é importante porque, ao passar segurança e credibilidade, sua clínica terá um bom retorno financeiro com um investimento menor em marketing. Dessa forma, os lucros serão maiores. Para te ajudar nesse processo, trouxemos, neste artigo, 4 dicas para fidelizar seu paciente. Acompanhe!

1. Desenvolva campanhas e programas de fidelidade

O primeiro passo para ter sucesso na fidelização de pacientes é contar com uma boa base de dados. Nesse cadastro, é interessante ter informações básicas como telefone, e-mail e data de nascimento, além da data da última consulta.

Dessa forma, é possível mandar newsletters com conteúdo que vão ao encontro dos interesses do paciente ou lembrá-los da necessidade de fazer o retorno. Além disso, você pode enviar mensagens nas datas comemorativas, como aniversário, Natal, ou até mesmo relacionadas à área da odontologia, como o Dia Nacional da Saúde Bucal (25 de outubro).

Uma outra opção é oferecer programas de fidelidade. Essa estratégia tem como objetivo recompensar clientes e incentivar novos negócios. No caso da área da saúde e, especificamente, da odontologia, é importante ficar atento ao que determina o código de ética. Confira, a seguir, o que não é permitido, de acordo com o capítulo XVI (relativo a anúncios, propagandas e publicidade):

  • dar descontos a pacientes que indicam outras pessoas;
  • criar sorteios e conceder uma consulta como prêmio;
  • oferecer vale desconto;
  • transformar a consulta em um brinde mediante a compra de algum produto ou serviço.

2. Amplie os canais de comunicação

Com o avanço da tecnologia e dos dispositivos móveis, as formas de se comunicar com o paciente se ampliaram. A praticidade é muito valorizada nas atividades do dia a dia, por isso, é importante que uma consulta possa ser marcada em qualquer local, seja em casa, no trabalho ou na rua.

Se a sua clínica só oferecer o contato por telefone, um paciente que não pode fazer uma ligação naquele momento será um atendimento perdido. Além desse canal, ofereça outras opções, como chat ou aplicativos de conversas instantâneas.

3. Invista no ambiente e no conforto

Quando um paciente procura uma clínica médica, está colocando nas mãos do profissional o seu bem mais valioso: a saúde. Por isso, é natural que o nível de exigência seja alto, inclusive em relação ao ambiente. Invista em um local aconchegante, bem decorado, com móveis confortáveis, revistas atualizadas e limpeza e organização em dia.

4. Treine a sua equipe para fidelizar pacientes

Oferecer um bom atendimento é fundamental para qualquer segmento de negócio, especialmente na área da saúde. Independentemente do canal escolhido para a marcação da consulta, é importante que o colaborador se comunique de maneira amigável, passando tranquilidade e segurança.

Além disso, muitas vezes, as pessoas chegam fragilizadas ao consultório, o que exige uma sensibilidade maior por parte da sua equipe. Investir no treinamento dos colaboradores é uma forma de prepará-los para lidar com as emoções dos pacientes e agir da maneira correta.

Planejar o crescimento da sua clínica é, inevitavelmente, pensar na fidelização do paciente. Essa estratégia, além de aumentar o seu lucro, vai contribuir para o fortalecimento da sua marca.

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