5 atitudes para melhorar o desempenho comercial do seu negócio


5 atitudes para melhorar o desempenho comercial do seu negócio

É cada vez mais importante saber como otimizar o desempenho comercial de um negócio e se destacar da concorrência. Sem isso, é provável que o empreendimento não seja sustentável ao longo prazo, sucumbindo às diversas intempéries do mercado.

Uma série de estratégias podem ser aplicadas com essa finalidade, mas quais as melhores para uma clínica odontológica? Pensando nisso, criamos um post especialmente para você. Nele, vai aprender a melhorar o desempenho comercial de um negócio. Boa leitura!

1. Estabeleça um relacionamento com os clientes

Muitas clínicas veem seus clientes apenas como transações financeiras, um grande equívoco. É preciso construir um relacionamento longo e lucrativo com o público de interesse, baseado em confiança e respeito ao longo dos anos. Assim, é possível fidelizá-los.

Clientes fiéis atuam como promotores, falando para seus amigos e familiares sobre o atendimento recebido. Também passam a confiar mais na clínica, voltar mais vezes e até investir mais no tratamento dentário. E esses são apenas os principais benefícios.

Para criar um relacionamento, comece melhorando o atendimento. Certifique-se que os atendentes estão realmente capacitados. Outra dica é criar promoções, como o acúmulo de pontos ou o cashback, para incentivar que o cliente volte à clínica.

2. Ofereça um diferencial competitivo

Toda empresa precisa de um diferencial, algo que a torne única em relação a concorrência. Com isso, consegue garantir mais transações financeiras, a solidez da marca no mercado e a diferenciação em meio a todos as outras clínicas. Mas que diferencial adotar?

Isso vai depender muito de acordo com cada caso. É possível oferecer serviços de alta qualidade, um atendimento impecável, preços baixos, prazos maiores ou mesmo atuar em um segmento específico de mercado, como a odontopediatria.

3. Aposte em ações de marketing digital

O marketing digital tem ganhado cada vez mais a preferência das clínicas como tática para atrair clientes. Um dos principais motivos, além da alta eficiência, é seu custo relativamente baixo. Hoje, é muito mais acessível se comunicar nos meios digitais do que nos tradicionais (TV, outdoor, panfletos etc.).

Existem muitos canais que podem ser utilizados, tais como: redes sociais, e-mail, blogs e anúncios nos sites de busca. As redes sociais e anúncios em buscadores podem ser usados para atrair novos clientes, enquanto o e-mail marketing e o blog também podem ser usados para construir um relacionamento mais efetivo.

O mais indicado é que conte com a ajuda de pessoas especializadas no assunto. Se não for possível, delegue essa tarefa para alguém dentro da clínica.

4. Melhore o agendamento das consultas

É preciso facilitar a vida do cliente, especialmente no que diz respeito ao agendamento das consultas. Quando um cliente possui dificuldade de entrar em contato com a clínica e passa a acreditar que está apenas perdendo tempo, busca imediatamente outra opção.

Para tanto, é necessário contar com um sistema especializado. Desse modo, será possível deixar a agenda em papel de lado e implementar novos canais de relacionamento, como o SMS. Além disso, tem-se maior facilidade em controlar horários e criar alertas de retorno.

5. Otimize o controle da produtividade

Também é preciso destacar a importância de monitorar e controlar a produtividade do empreendimento. Para tal fim, é crucial acompanhar as métricas e indicadores-chave de desempenho. Algumas das principais são:

  • índice de satisfação dos clientes;
  • valor médio das vendas;
  • retorno sobre investimentos realizados (ROI);
  • nível de inadimplência;
  • taxa de conversão de propostas em vendas.

Para tanto, é necessário contar com um sistema que ofereça dados reais sobre as atividades da clínica. Assim, será possível ter mais controle e eficiência. Segundo Peter Drucker, pai da administração moderna, só se pode gerenciar o que se pode mensurar.

Veja, são dicas simples e que podem ser facilmente aplicadas em sua clínica. Ao fazer isso, conseguirá aumentar o desempenho do negócio, elevar o número de vendas e a satisfação dos clientes finais. Agora, só depende de você.

Gostou do nosso conteúdo? Já sabe como aumentar o desempenho comercial de um negócio? Agora aproveite para compartilhar conosco suas dúvidas ou experiências sobre o assunto, deixe seu comentário em nosso post!


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