5 dicas de como manter a equipe motivada em Home Office


5 dicas de como manter a equipe motivada em Home Office

Gestão de pessoas não é uma tarefa fácil e liderar a equipe em home office é um dos grandes desafios da gestão a distância neste momento.

Manter a equipe motivada neste cenário, com os colaboradores trabalhando remotamente em suas casas, traz o sentimento de individualidade no trabalho, dificultando ainda mais o senso de colaboração entre os membros da equipe. Perde-se a motivação de trabalho, o que impacta diretamente na produtividade diária.

E neste cenário, nos deparamos com a seguinte questão: Como melhorar a motivação da equipe em home office?

Primeiro passo é ter uma boa COMUNICAÇÃO.
O colaborador precisa se sentir incluído e fazendo parte do processo, mesmo fora da rotina do escritório. ele precisa saber que terá suporte para os desafios que ele encontrar em sua rotina em casa.

Fazer reuniões online, em grupos e individuais para alinhar processos e tirar dúvidas é necessário! Pois, interagir é a única forma do colaborador não se sentir sozinho e ter mais acessibilidade aos colegas de trabalho de forma natural.

segundo passo é envolver a equipe, planeje junto com eles as atividades e prazos das atividades. Mostre a importância de cumprir as datas e deixe claro que todos serão cobrados ao fim do ciclo.

Além de envolver a equipe no planejamento, mostra o senso de importância de cada um no processo das tarefas.

terceiro passo é talvez o mais importânte. Dê feedback individualizado!

Por não estar no ambiente corporativo, o colaborador não consegue sentir como está o clima de trabalho e a sua evolução. Ele precisa sentir se está alinhado com as atividades e entregando o que a empresa precisa.

Mostre para ele os PONTOS FORTES dentro das atividades que ele desenvolveu. Assim, ele conseguirá se sentir produtivo e engajado com os objetivos da empresa.

quinto e último passo é referente à você gestor!
A desconfiança e pré-julgamentos irão fazer parte da sua rotina, mas isso não deverá transparecer para a equipe. Portanto, algumas noções básicas de comunicação precisam ser sempre levadas em conta. São elas:

1. Evite fazer questionamentos nas reuniões em grupo que deixem o colaborador em calças curtas. Esses questionamentos deverão ser feitos de forma individualizada.

2. Caso você reconheça algumas emoções desconfortáveis durante a reunião em grupo, tome a palavra para você! Se posicione sobre as atividades e seus respectivos prazos, se coloque a disposição e finalize a reunião.

3. Evite desmarcar ou reagendar horários das reuniões. Mostre para equipe que a pontualidade faz parte da empresa e assim você trará o senso de profissionalismo mesmo no trabalho à distância.

Manter a motivação em home office é um dos grandes desafios da gestão a distãncia e você gestor está passando pela sua primeira experiência com esse modelo de trabalho, saiba que o processo de adaptação leva tempo e exige paciência. Lembre-se que esse é um processo diferente que todos estão passando. 😉


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