5 Dicas de empreendedorismo para quem está começando.


5 Dicas de empreendedorismo para quem está começando.

Muitas são as perguntas sobre empreendedorismo que nos deparamos ao iniciar o próprio negócio, empreender e conquistar liberdade financeira é o sonho de muitos brasileiros. Porém apenas sonhar neste caso não seja suficiente para tirar as ideias do papel e fazer seu negócio crescer.

Você sabia que das empresas fundadas, 25% delas não passam do primeiro ano? Exatamente! Você já deve ter conhecido alguém que se empolgou com uma ideia de negócio, investiu recursos como tempo, dinheiro, e por fim o negócio não foi para frente, ou simplesmente essa pessoa desistiu do projeto.

Mas qual é o fator principal de algumas empresas e negócios não crescerem?

Bom, vamos lá. Alguns fatores podem ser: falta de informação e conhecimento, falta de planejamento, e diversas dúvidas e inseguranças. Esses são alguns pontos importantes que podem impedir o crescimento saudável do seu negócio. Por isso falamos no início deste artigo que apenas sonhar não basta. É necessário a criação de um planejamento estratégico visando possíveis riscos, e focando em bons resultados.

Por esse motivo, e conhecendo o cenário em que muitos empreendedores iniciantes vivem, trouxemos 5 dicas de empreendedorismo para quem está começando ou pensa em tirar o projeto do papel. Vamos lá!

1 – Defina e entenda seu público-alvo

Um negócio de sucesso é aquele que conquista a confiança do seu cliente. Por isso, você precisa conhecer muito bem o público com quem quer falar e se relacionar. Somente assim irá entender a “dor” do seu cliente e poderá melhor do que ninguém oferecer produtos e serviços que supra as necessidades dele.

2 – Estude sua concorrência

Conhecer o seu cliente é fundamental para um negócio de sucesso, porém não para por aí. É necessário estudar e explorar o mercado em que você está inserido. Saber o que sua concorrência está fazendo de bom, e o que a está fazendo crescer. Preste muita atenção a este ponto. Você não precisa copiar o que seu concorrente faz. Mas pode tirar referências e inspirações trazendo para o seu negócio a sua originalidade.

3 – Administre seu tempo

Empreender e se dedicar ao seu próprio negócio pode (e é totalmente normal), tomar um recurso valioso para todos nós. O tempo. A rotina muda, as tarefas do dia se multiplicam. Mas não desanime, lembre-se que você está em busca de bons resultados e que fazem sentido para você. Mas para que as coisas sejam realizadas dentro do prazo, é preciso muita disciplina e organização. Agendas, checklists e cronogramas poderão te ajudar neste processo.

4 – Tenha uma boa rede de contatos

Fazer networking e ter uma boa rede de contatos poderá fazer seu negócio crescer ainda mais. Bons contatos e referências ajudam a abrir portas e selar relacionamentos firmes que podem fazer toda a diferença em seu negócio.

5 – Administre suas finanças

Um ponto muito importante é saber separar as finanças da empresa com suas finanças pessoais. Quando essas duas se misturam podem trazer alguns problemas futuros para a saúde da empresa. Outro ponto também para ser levado em consideração é a contratação de uma empresa contábil e/ou financeira para cuidar e gerenciar as finanças da sua empresa. Além da vantagem de ter especialistas cuidando do seu negócio, sobrará mais tempo para você focar no seu empreendimento.

Nós sabemos que o início de um negócio não é fácil, poderão vir muitas dúvidas, incertezas. Mas o que também sabemos é que valerá a pena todo o esforço e recursos envolvidos em busca dos seus resultados.

Se você tem mais dúvidas sobre o universo do empreendedorismo, você pode acessar a nossa plataforma de cursos gratuitos, aprender e se inspirar com vídeos-aulas.
Clique aqui e assista os vídeos sobre Como Crescer em Tempos Instáveis e aprenda os pilares importantes da empresa para se estruturar e manter-se em crescimento constante.


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.