Aprenda como escolher um programa de mentoria para a empresa!


Aprenda como escolher um programa de mentoria para a empresa!

mentoria é um processo em que o profissional mais experiente investe seu tempo e conhecimento na orientação e no compartilhamento de suas experiências. Esse processo tem ganhado tamanha aceitação que as empresas começaram a implementar internamente um programa de mentoria. 

O propósito é apresentar conhecimentos e auxiliar na reflexão sobre o desempenho e a trajetória profissional de cada colaborador. Por meio desse processo, é possível identificar os pontos fortes e aqueles que necessitam ser melhorados. Como resultado, os colaboradores se tornam mais produtivos e motivados, ao passo que a empresa fica alinhada ao seu foco de trabalho. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para conhecer o papel do mentor dentro do contexto das relações comerciais, quais são os benefícios do programa de mentoria e como encontrar bons mentores. Confira! 

Qual é o papel do mentor no contexto das relações comerciais?

O mentor tem a função primordial de oferecer inspiração aos colaboradores. Geralmente, trata-se da pessoa com vasta experiência na área, capaz de apresentar caminhos mais rápidos para obter sucesso. Ele também pode trabalhar de maneira próxima do colaborador, passando instruções de como se comportar em cada situação. 

Quais são os benefícios do programa de mentoria?

O programa de mentoria apresenta diversos benefícios para o negócio, sendo que um deles é a capacidade de elevar a motivação dos gestores e colaboradores. O gestor de uma empresa que assume o papel de mentor possivelmente será valorizado ocupando essa função. Como consequência, sua autoestima ficará elevada, o que influenciará todo o clima organizacional.

Outra vantagem do programa de mentoria é o desenvolvimento de talentos. Por meio do trabalho feito com o mentor, é possível desenvolver novas habilidades e conhecimentos. Não é à toa que alguns líderes de RH estão atentos ao programa e recomendam sua implementação nas organizações justamente vislumbrando obter resultados de curto a médio prazo. 

Mais um benefício do programa de mentoria é permitir que os colaboradores conheçam métodos e estratégias novas. O mentor consegue elencar as atitudes que o profissional deve assumir, adotando novas técnicas e comportamentos. 

Como encontrar bons mentores para o programa?

Ter um bom mentor orientando a equipe é fundamental e, para isso, deve-se buscar pelos melhores. Uma dica para encontrar bons mentores é pedir indicações.

Muitas empresas já têm implementado programas de mentoria e, com isso, conseguem uma avaliação sobre o trabalho feito pelos mentores. Sendo assim, é importante entrar em contato com essas companhias e solicitar indicações. 

Outra maneira de encontrar bons mentores é frequentando eventos presenciais. Workshops e encontros específicos da área, por exemplo, são ótimos momentos para conhecer na prática o trabalho de alguns mentores e contatá-los. Também é possível recorrer a empresas especializadas. 

Essas foram algumas informações sobre o programa de mentoria. Na hora de buscar uma empresa especializada no assunto, é importante checar se ela realmente conhece o ramo em que sua empresa atua. Assim, vai ser possível realizar um programa de mentoria mais personalizado e com grandes chances de dar certo

Quer conhecer soluções para o programa de mentoria da sua empresa? Entre em contato com a Docbiz. Trabalhamos com os pilares de gestão de pessoas, marketing e finanças!


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.