O que muda no Pós-Pandemia. Tudo o que você precisa saber sobre clínicas e consultórios.


O que muda no Pós-Pandemia. Tudo o que você precisa saber sobre clínicas e consultórios.

Você já parou para pensar sobre o que irá mudar a partir de agora no atendimento dentro da sua clínica ou consultório?

A verdade é que tudo mudou!
O mundo mudou. As pessoas mudaram. O “novo normal” se transformou em um novo comportamento de consumo. A telemedicina já é uma realidade. O álcool em gel faz parte da nossa rotina. As máscaras faciais tem presença diária em nossas vidas.

O novo Covid-19 acelerou rapidamente e profundamente as preocupações de se higienizar e do autocuidado. Novas regras e protocolos surgiram e novos valores estão à frente do consumo. A pandemia trouxe também uma cobrança da sociedade sobre a valorização e a segurança dos funcionários das empresas. Os funcionários agora são vistos como embaixadores da empresa, ou seja; se a conduta e apresentação deles forem de extrema qualidade, logo a empresa será vista como segura e profissional.

Podemos dizer até que existe o surgimento do Novo Paciente, que além do novo comportamento ele trás consigo uma nova mentalidade para consumir os serviços médicos. Além do paciente buscar por segurança, confiança e conforto durante a consulta, ele passará a observar, procurar e exigir por ambientes altamente seguros em questões de higienização e cuidados necessários para garantir a segurança dele.

As pessoas estão enxergando a saúde como prioridade em suas vidas e a partir de agora é preciso entregar o novo formato de atendimento que o paciente espera:

O ATENDIMENTO
No ambiente online:
Ofereça segurança para o paciente ao agendar a sua consulta. Explique que os horários estão sendo agendados com espaçamento correto entre pacientes para evitar concentração na sala de espera e peça à compreensão. Reforce que pacientes que necessitem de acompanhantes; este número se limita à uma pessoa. As clínicas e consultórios, devem pensar em ampliar o seu atendimento e não se limitar apenas em agendar consultas e confirmar horários, mas sim; se posicionar com compromisso e cuidado para transmitir a sensação de segurança.

No atendimento presencial:
O critério de higiene do novo paciente é ainda maior, portanto; ele espera se deparar com uma nova abordagem na recepção; com equipe protegida, desde a recepção ao atendimento médico. Deixar à disposição frascos de álcool em gel, também é uma obrigatoriedade daqui para a frente. Assim como os tapetes higienizadores.

A RECEPÇÃO

Oriente a sua equipe para manter sempre distância ao falar com o paciente, mesmo com a utilização do uso de máscara. Reforce os cuidados com as unhas bem cortadas e cuidadas, utilização de álcool em gel no decorrer do atendimento e principalmente higienizar materiais compartilhados como as canetas.

Invista em novas formas de pagamento, como uso de tecnologia de aproximação do celular, aplicativos de fintechs. Caso você opte por manter as máquinas tradicionais de cartão; oriente a sua equipe para higienizar a máquina no momento do pagamento, transmitindo limpeza, cuidado e confiança para o paciente.

A reconfiguração da sala de espera também será necessária no pós-pandemia, com distanciamento entre as cadeiras, janelas abertas e ambiente arejado. Limitação de apenas um acompanhante para cada paciente será de extrema importância.

Recolha as revistas, jornais e livros. Vale à pena investir em um entretenimento relaxante para deixar o ambiente harmônico e trazendo sensação de segurança, utilize uma playlist relaxante ou uma reprodução na TV de conteúdos calmos. Deixe o local o mais agradáve possívell.

Um diferencial a partir de agora é assegurar atendimento preferencial e especial em dias específicos e destinados para: idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes.

BANHEIROS E ESPAÇOS COMUNS
Atenção às torneiras, saboneteiras e toalhas compartilhadas. A higienização da clínica deve ser redobrada. Instale torneiras com sensores, saboneteiras automáticas e toalhas somente descartáveis de papel toalha. Álcool em gel no também será bem-vindo no banheiro, assim o paciente tem a sensação de estar em um ambiente limpo e higienizado.

Oriente seus funcionários para a remoção periódica dos lixos, ao menos 3x ao dia. Mantendo a lixeira sempre limpa e fechada.

Estes são os cuidados que as clínicas e consultórios precisarão oferecer a partir de agora, indo muito além de apenas servir os antigos serviços.

A partir de agora é preciso agir de maneira que entregue um valor real aos pacientes, reafirmando seu profissionalismo, transformando seus valores em ações efetivas e oferecendo uma experiência capaz de reconhecimento de num ambiente limpo, seguro e confiável.


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