Empreendedorismo Colaborativo e Sustentável - Conheça as 5 formas de aplicá-lo em seu negócio!


Empreendedorismo Colaborativo e Sustentável – Conheça as 5 formas de aplicá-lo em seu negócio!

A mudança drástica da economia gerou transformações nos processos de compra dos consumidores.

A compra não é mais por “desejo”, as pessoas estão buscando experimentações conscientes, ou seja: não se busca mais O QUE consumir, mas POR QUÊ consumir.

E se o seu negócio vende para a geração conectada, você precisa redobrar a atenção para essa tendência ainda mais!
Este é um público extremamente ativo em negócios colaborativos e sustentáveis, exemplo disso são os aplicativos como: Uber, Airbnb, Enjoei, DogHero entre tantas outras empresas que tem o propósito de economia compartilhada, colaborativa e sustentável.

Este novo cenário fez com que o comportamento das grandes empresas e empresários mudassem de forma muito rápida no mundo dos negócios.
Estamos vendo grandes empresas se unirem nas famosas collabs para promoverem novas oportunidades de negócios, mais colaborativos e conscientes.

E você que é um empreendedor atento às tendências do mercado, agora precisa pensar:
“Por que as pessoas irão consumir meus produtos/serviços?”

Ter essa visão clara de como o seu negócio está sendo visto por esse novo consumidor é o melhor caminho par empregar na sua empresa estratégias de empreendedorismo sustentável e colaborativo. Ter capacidade de promover experiência nuns aos outros lhe permitirá conectar pessoas com os mesmos interesses e trazer uma nova perspectiva de futuro para os seus negócios.

Vamos te dar exemplos de como agregar valor ao seu negócio através de estratégias sustentáveis e colaborativas para empresas:

✅AMBIENTES COLABORATIVOS

Espaços de coworking focados em colaboração de pessoas e projetos promovem parcerias e oportunidades de desenvolvimento de projetos únicos. Além de otimizar a gestão de espaço do negócio, este tipo de atividade promove ainda aumento de novos clientes, já que a sinergia de pessoas interessadas partilham do mesmo ideal de compra e consumo.

✅CÍRCULOS COLABORATIVOS

Monte um grupo com 5 negócios de mesmo nicho e que possuam objetivos similares aos da sua empresa. Cada empresa é privilegiada pelas ideais dos integrantes, fazendo com que todos sigam as mesmas estratégias e cresçam em um curto período de tempo em comparação ao crescimento individual.

✅LIDERANÇA COLABORATIVA

A mudança drástica da economia trouxe transformações nas formas de liderança passando por processos mais horizontais. Neste formato, as pessoas da equipe são convidadas a discutirem alternativas e trazer decisões, dando maior poder de intervenção aos membros da equipe. Isso promove mais participação dos funcionários e deixam-os mais ativos para promover crescimento monetário e de inovação.

✅CROWDSOURCING

Ter um espaço físico ou virtual de colaboração em que qualquer pessoa possa contribuir com informações, ideias e visões promovendo a participação até de indivíduos de fora da área de atuação da empresa. Neste formato de colaboração é possível obter feedback de serviços, produtos e até insights para formação de algo maior.

✅CROWFUNDING

Precisando de capital monetário na sua empresa para algum projeto? O financiamento também é capaz de ser feito por colaboração. São diversas plataformas de crowdfunding que promovem além da divulgação de projetos da empresa, a possibilidade de receber doações financeiras de pessoas que acreditam no projeto.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!

Talvez agora você encontre uma solução para trazer mais LUCRATIVIDADE com essas estratégias para juntar forças com outras pessoas que partilham dos mesmos interesses, negócios e valores da sua empresa.


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.