Entenda como utilizar o marketing de relacionamento com seus pacientes


Entenda como utilizar o marketing de relacionamento com seus pacientes

Hoje, ter pacientes fiéis é um dos maiores objetivos de uma clínica. A recorrência dos pacientes faz com que ela lucre mais investindo cada vez menos e, por isso, é tão importante.

O marketing de relacionamento é uma das formas mais efetivas de conquistar essa fidelização, uma vez que ele vai trabalhar a relação da sua marca com o consumidor.

Que tal entender um pouco mais sobre esse assunto? Vamos lá!

O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento consiste em estratégias que vão trabalhar o armazenamento, manutenção e utilização estratégica das informações sobre os seus pacientes dentro da sua clínica.

Isso significa que, com o uso de um bom CRM, você terá organizadas informações valiosas sobre seus pacientes. Com isso, poderá dar auxílio a cada um deles de forma personalizada e entregar informações corretas, da forma correta e no momento correto.

Por que é importante investir em marketing de relacionamento?

O investimento em marketing de relacionamento vai ajudar a reduzir a rotatividade de pacientes dentro da sua clínica ou consultório. Aumentando a recorrência desses pacientes, você conseguirá aumentar a lucratividade do seu negócio.

Isso acontece porque, dessa forma, você conseguirá superar o custo de aquisição de clientes (CAC) e ter lucros reais.

O CAC diz respeito a quanto cada novo paciente custa para a sua clínica. Para calcular esse valor, é preciso reunir todos os investimentos em marketing feitos no último mês e dividir pela quantidade de novos pacientes adquiridos.

Assim, você descobrirá quanto cada um custou para a sua empresa. Supondo que você tenha investido R$ 3.000 no mês e conquistado 5 novos pacientes, cada um deles custou R$ 600 para a sua empresa.

Dessa forma, para que você tenha resultados reais com o seu investimento e realmente lucre, é preciso que o ticket médio (ou seja, o gasto médio de cada cliente) seja superior à R$ 600. Para isso, a recorrência é fundamental. A fidelização vai ajudar você a lucrar cada vez mais com cada um dos pacientes que você conquistou.

Quais são as ações de marketing de relacionamento com um paciente?

Para conseguir melhorar seu relacionamento com os pacientes, é preciso realizar algumas ações internamente:

1. Humanize a relação com o paciente

O primeiro passo é humanizar a sua relação com o paciente. Quando se trata de saúde, qualquer assunto, por mais simples que seja, pode se tornar delicado.

Por isso, o paciente deve ver o consultório ou clínica como uma instituição preocupada com a sua saúde. É isso o que vai transformar “uma corporação que só quer vender seu produto” em “uma empresa que se preocupa e está realmente interessada em ajudar”.

Esse contato humanizado também pode ser personalizado. Explicaremos isso melhor no terceiro item.

2. Invista em materiais de apoio e suporte

Uma das dicas mais valiosas para melhorar a relação com os pacientes é o investimento em materiais de apoio e suporte. É interessante que a sua clínica ou consultório tenha o histórico de tratamentos realizados por cada paciente, assim como materiais de apoio para que ele cuide da sua saúde.

Esses materiais podem ser entregues após a consulta ou enviados via e-mail, procurando sempre ajudar o paciente a se cuidar e ter uma boa recuperação.

3. Ofereça um atendimento personalizado

Por último, mas não menos importante, a personalização dos atendimentos é fundamental. O CRM vai ajudar a sua equipe a saber quem é quem, quais foram os tratamentos realizados e as maiores necessidades.

Com isso em mente, seu profissional de atendimento poderá trabalhar cada paciente de forma diferenciada, considerando seu histórico e mostrando cuidado e preocupação com sua situação e necessidades.

O marketing de relacionamento promete aumentar os lucros da sua empresa a partir da boa relação com os pacientes, que, fidelizados, manterão a recorrência e poderão inclusive indicar você para amigos e familiares. Essa é uma das formas mais genuínas de lucrar dentro de uma clínica ou consultório.

Quer investir em marketing de relacionamento e melhorar os seus resultados? Nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco!


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