Gestão de clínicas: como garantir MUITO mais produtividade?


Gestão de clínicas: como garantir MUITO mais produtividade?

O dia a dia em um consultório odontológico é bastante corrido, seja para os cirurgiões dentistas ou para seus colaboradores. Por esse motivo, verificar ações para aumentar a produtividade na gestão de clínicas é algo fundamental.

Para que você entenda como produzir muito mais em sua clínica, nós elaboramos uma lista com 5 dicas importantes. Quer saber quais são elas? Então continue a leitura e confira agora mesmo.

Melhore a comunicação com os seus funcionários

Independentemente do tamanho da clínica odontológica, a boa comunicação entre os funcionários é de fundamental importância. Para isso, você precisa adotar um bom modelo de comunicação interna para o consultório.

Uma ideia interessante é contar com ferramentas tecnológicas para gerenciar a comunicação, por meio de aplicativos com o Skype ou o Slack para trocar informações em tempo real, entre os setores.

Substitua os prontuários de papel por prontuários eletrônicos

Você ainda possui grandes armários ou gaveteiros para guardar os prontuários de seus pacientes? Saiba que os prontuários de papel estão entrando em desuso e fazem com que você perca muito tempo até localizar a documentação de um determinado paciente.

É por isso que os prontuários eletrônicos são vantajosos, uma vez que para localizá-los, basta fazer uma busca pelo nome do paciente no sistema. Além disso,  o preenchimento das informações ocorre de forma rápida e prática, por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Tenha uma agenda otimizada

As secretárias da sua clínica precisam ser orientadas sobre a importância de elaborarem as agendas de forma otimizada. Isso quer dizer que deve-se ter o cuidado de lidar corretamente com as remarcações, algo que é bastante comum no setor.

Outro ponto importante é ter o cuidado de deixar um pequeno intervalo entre uma consulta e outra, para que o consultório possa ser limpo e organizado.

Padronize o tempo das consultas

O atraso no atendimento em uma clínica odontológica é desagradável tanto para os dentistas, que precisam trabalhar além da sua carga horária, quanto para os pacientes, que precisam esperar longos períodos para que sejam atendidos.

Por isso, é importante que haja um padrão para o tempo das consultas, o que tornará o atendimento ainda mais eficiente. É claro que existem procedimentos que levam mais tempo para serem executados do que outros, mas tudo isso deve ser informado à secretária, para que ela saiba como fazer o agendamento da melhor forma.

Tenha um software de gestão

Ter um software de gestão para a clínica odontológica é muito benéfico para o seu estabelecimento e soluciona praticamente todas as situações levantadas nos tópicos anteriores.

Com esse tipo de programa, você poderá otimizar trabalhos internos da clínica como a comunicação entre colaboradores, o fluxo de caixa, o agendamento de consultas sem erros, organização dos prontuários dos pacientes, entre outros benefícios.

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