
O capital humano é o bem mais importante de um organização e, por esse motivo, é necessário que os profissionais estejam alinhados com os cinco pilares da área.
A gestão de pessoas trata de estratégias para desenvolver habilidades potenciais, reter talentos e sobre o capital humano de uma organização. É um processo ativo, onde as partes interessadas se reconhecem mutuamente. No entanto, as dificuldades que as organizações enfrentam podem dificultar a gestão de pessoas.
Neste artigo, explicaremos o que é a gestão de pessoas e os cinco pilares da área!
As estratégias que têm o objetivo de desenvolver o capital humano só é eficiente quando estiverem alinhadas com os cinco pilares da área. Esses pilares são:
1. Motivação
A motivação surge como primeiro pilar para uma gestão de pessoas eficiente. É um estado psicológico que gera energia e disposição para ações que o indivíduo deseja realizar. O padrão de comportamento do funcionário depende da motivação.
A motivação é resultado da combinação entre a expectativa, a valorização, o comprometimento e a competência profissional.
A falta de motivação leva a diminuição de produtividade e comprometimento dos funcionários.
Neste pilar é importante identificar onde está a motivação dos colaboradores de sua empresa:
– Tem a ver com realização profissional?
– É sobre salários e/ou benefícios?
Entendo o que move o seu colaborador, você saberá o que fazer para mantê-lo motivado.
2. Comunicação
Todo gestor reconhece a importância da comunicação.
Para que uma empresa consiga alcançar quaisquer metas, independentemente do prazo, a comunicação clara e eficiente é fundamental.
Usar ferramentas a favor da comunicação entre equipes para otimizar os projetos, é um excelente método para manter sua equipe engajada e em comunicação.
3. Trabalho em equipe
Um grande desafio na gestão de pessoas é garantir que não haja competição entre as equipes.
Por isso é preciso favorecer um ambiente de trabalho agradável e fortalecer o trabalho em equipe, fazendo-os entender que a empresa é uma célula onde é preciso do empenho e dedicação de todos e não apenas de um ou outro.
Algumas dicas:
– Promova a interação natural entre os colaboradores da mesma equipe. Um software de gestão de tarefas, como o Trello, é uma boa dica para garantir que o progresso das tarefas individuais e o do projeto como um todo sejam acompanhados em tempo real.
– Promova reuniões para o acompanhamento de cada projeto. Quando todos da equipe sabem as etapas que estão sendo desenvolvidas, o que já está pronto e o que ainda precisa ser feito, é mais fácil manter o foco.
– Nem só de trabalho vivem os colaboradores. É preciso que tenham momentos de descontração em que o trabalho não esteja em pauta. Por isso, incentive a interação dos colaboradores fora do ambiente de trabalho.
4. Competências
Outro ponto importante e que representa um desafio diário ao gestor de pessoas, é escolher os colaboradores certos para cada projeto.
Isso significa que um colaborador com conhecimento e competência específica pode não ser o mais indicado para um projeto que esteja além de suas habilidades.
A gestão de competências tem como finalidade identificar os pontos fortes e os pontos que merecem atenção em cada colaborador.
5. Desenvolvimento
O desenvolvimento da empresa como um todo está intimamente ligado com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um dos colaboradores.
Capacite os colabores: ofereça treinamentos e capacitações. Esses treinamentos devem ser contínuos e acontecer em certa periodicidade.
A gestão de pessoas é tão importante para a empresa que está ligada à saúde da organização, se as pessoas estão motivadas, o negócio tende a crescer. Caso contrário, não existe evolução.
Sabemos que para o empresário ter habilidades de gestão nas diferentes áreas da empresa demanda muita dedicação e tempo para gerir um negócio.
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