Marketing Digital: fazer sozinho ou contratar um consultor?


Marketing Digital: fazer sozinho ou contratar um consultor?

O trabalho do dentista moderno já não é o mesmo de alguns anos atrás. Hoje, há mais concorrência, um volume grandioso de profissionais no mercado — o Brasil é o país com maior número de dentistas do mundo — e uma instabilidade no mercado que põe em risco qualquer empreendimento clínico.

Além dessas dificuldades da profissão, também temos um novo comportamento do consumidor que afeta diretamente a atração de pacientes para uma clínica. Se as pessoas estão pesquisando você e seus concorrentes na Internet, você sabe que a sua sobrevivência e sucesso profissional dependem do investimento em marketing digital.

É nesse momento que você, dentista, se pergunta: além de atender meus pacientes, me aperfeiçoar na profissão, organizar minha agenda clínica, gerir meu negócio, também devo assumir a responsabilidade do marketing do meu consultório? Ou será que vale a pena contratar um consultor de marketing digital?

Quando é a hora de contratar um consultor de marketing digital?

Um lado muito positivo do marketing digital é que ele não depende de grandes investimentos financeiros para acontecer. A atração de consumidores para uma marca é feita digitalmente, assim como as ferramentas para isso acontecer estão todas à sua mão: softwares, sites e aplicativos.

Muito do conhecimento sobre as estratégias digitais de conquista de novos pacientes por meio do marketing está disponível para todos na Internet — aqui mesmo, no blog da DocBiz, por exemplo, você encontra diversos materiais e informações para construir o sucesso do seu consultório.

No entanto, a principal tarefa do dentista sempre será atender e solucionar os problemas do paciente. Enquanto todo conhecimento em marketing pode ser muito útil para sua clínica, eventualmente, a manutenção e o planejamento das suas estratégias vai exigir cada vez mais tempo.

Consequentemente, com a maior atração de clientes, chegarão mais problemas de gestão, organização e manutenção, tanto do seu consultório, quanto das suas mídias online e presença na web. No final, o dentista que mantém todas essas funções, na tentativa de economizar investimentos, pode sofrer um grande prejuízo.

Como um consultor pode ajudar minha clínica odontológica?

Os benefícios de uma ajuda profissional e especializada em marketing pode trazer grandes benefícios não somente para a reputação online da sua clínica, mas também para a administração do seu negócio e retorno financeiro. Veja, a seguir, algumas das vantagens de se contratar um consultor.

Mais tempo para aperfeiçoamento

O acúmulo de funções na mão do dentista o obriga a deixar de lado o que é mais essencial a sua carreira: o bom conhecimento da odontologia e o aperfeiçoamento profissional.

Com o consultor de marketing, sua maior preocupação será com aquilo que você se formou para fazer: o atendimento clínico. Enquanto você oferece um bom serviço, a consultoria fica responsável por toda experiência de gestão e demanda digital do seu consultório.

Uma gestão e atendimento estratégicos

As mudanças causadas pelo marketing digital vão muito além das relacionadas à reputação online do seu consultório.

O consultor de marketing digital pode trazer enormes transformações no modo como você gere seu negócio e atende seus pacientes: uma nova forma de agendamento de consultas, acompanhamento pós atendimento, retorno financeiro e redução de custos podem acontecer com transformações simples na organização.

Isso porque o consultor é capaz de enxergar problemas e soluções criativas onde o dentista não tem tempo para observar.

Redução de custos a longo prazo

Um novo sistema de agendamento de consultas ou um lembrete automatizado para confirmar o horário marcado com seus pacientes: são pequenas mudanças que o consultor pode trazer para aperfeiçoar a relação entre dentista/cliente e que podem ser, no longo prazo, uma grande redução de custos.

A própria construção da imagem do seu consultório online — pela pesquisa de concorrentes, hábitos e interesses do consumidor, mídia online paga — podem trazer uma receita final para seu consultório a um custo muito baixo. Ou seja, a consultoria de marketing é, de alguma forma, uma consultoria financeira e pode ser decisiva tanto para o sucesso da sua clínica quanto para o sucesso profissional do dentista.

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