O que você precisa saber antes de abrir sua clínica ou consultório.


O que você precisa saber antes de abrir sua clínica ou consultório.

Você, profissional da saúde, já pensou ou pensa em abrir sua clínica ou consultório?

Este sonho que pode ser compartilhado por muitos profissionais da área da saúde, é um sonho que precisa de alguns cuidados e olhar atento antes de tomar uma decisão de tamanha magnitude.

Análise e levantamento de custos

Então vamos lá, a primeira coisa a ser observada e analisada são os custos deste investimento. É muito importante fazer um estudo profundo do quanto este investimento irá te custar. É muito comum profissionais assumirem este compromisso sem muito estudo e depois de um tempo perceber que deveriam fazer algo diferente neste planejamento financeiro.

Retorno do investimento

Um outro ponto a ser analisado, e uma pergunta a ser feita é: Em quanto tempo terei o retorno deste investimento que estou fazendo?

Coloque tudo na “ponta do lápis” antes de tomar decisões mais sérias. É preciso ser racional para enxergar se o negócio é viável para aquele momento ou não.

Alguns custos a serem explorados:
– custos até a inauguração;
– custos fixos;
– custos variáveis;
– e capital de giro.

Enquadramento fiscal e jurídico

Após análise financeira, incluindo cálculos de custos fixos, custos variáveis e capital de giro é muito importante alinhar seus objetivos junto a sua contabilidade, procurando entender qual o melhor tipo de enquadramento fiscal para seu negócio, para que você atue com tudo funcionando legitimamente.

Pense na sua equipe

O próximo passo é estruturar sua equipe e aqui vão algumas perguntas a serem feitas nesta análise:

– De quantos colaboradores irei precisar em primeiro momento;
– Qual será a função e remuneração dos meus colaboradores;
– Definir jornada de trabalho, baseada em tarefas e atividades que precisam ser realizadas no dia a dia da clínica ou consultório.

Planejamento de Marketing

E por último, mas não menos importante, faça o planejamento de Marketing, porém é através dele que você alcançará seus pacientes e se posicionará no mercado.

Dentro do Planejamento de Marketing lembre-se de trabalhar com prazos, posicionamento alinhado à cultura do negócio, e visando cumprir os custos financeiros e objetivos de vendas/atendimentos.

Você consegue perceber que antes de abrir uma clínica ou consultório é preciso análise e pensamento racional para você tomar as melhores decisões para o seu negócio!?
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