
Você, profissional da saúde, já pensou ou pensa em abrir sua clínica ou consultório?
Este sonho que pode ser compartilhado por muitos profissionais da área da saúde, é um sonho que precisa de alguns cuidados e olhar atento antes de tomar uma decisão de tamanha magnitude.
Análise e levantamento de custos
Então vamos lá, a primeira coisa a ser observada e analisada são os custos deste investimento. É muito importante fazer um estudo profundo do quanto este investimento irá te custar. É muito comum profissionais assumirem este compromisso sem muito estudo e depois de um tempo perceber que deveriam fazer algo diferente neste planejamento financeiro.
Retorno do investimento
Um outro ponto a ser analisado, e uma pergunta a ser feita é: Em quanto tempo terei o retorno deste investimento que estou fazendo?
Coloque tudo na “ponta do lápis” antes de tomar decisões mais sérias. É preciso ser racional para enxergar se o negócio é viável para aquele momento ou não.
Alguns custos a serem explorados:
– custos até a inauguração;
– custos fixos;
– custos variáveis;
– e capital de giro.
Enquadramento fiscal e jurídico
Após análise financeira, incluindo cálculos de custos fixos, custos variáveis e capital de giro é muito importante alinhar seus objetivos junto a sua contabilidade, procurando entender qual o melhor tipo de enquadramento fiscal para seu negócio, para que você atue com tudo funcionando legitimamente.
Pense na sua equipe
O próximo passo é estruturar sua equipe e aqui vão algumas perguntas a serem feitas nesta análise:
– De quantos colaboradores irei precisar em primeiro momento;
– Qual será a função e remuneração dos meus colaboradores;
– Definir jornada de trabalho, baseada em tarefas e atividades que precisam ser realizadas no dia a dia da clínica ou consultório.
Planejamento de Marketing
E por último, mas não menos importante, faça o planejamento de Marketing, porém é através dele que você alcançará seus pacientes e se posicionará no mercado.
Dentro do Planejamento de Marketing lembre-se de trabalhar com prazos, posicionamento alinhado à cultura do negócio, e visando cumprir os custos financeiros e objetivos de vendas/atendimentos.
Você consegue perceber que antes de abrir uma clínica ou consultório é preciso análise e pensamento racional para você tomar as melhores decisões para o seu negócio!?
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