Saiba definitivamente como tornar seu controle financeiro eficiente


Saiba definitivamente como tornar seu controle financeiro eficiente

Um controle financeiro eficiente é a chave para a saúde de um empreendimento. Mas será que você sabe como fazer isso? Que técnicas e ferramentas você deve utilizar na sua rotina e que podem ajudar na gestão da sua clínica?

Preparamos este post com dicas para você saber definitivamente como tornar o seu controle financeiro eficiente, como otimizar seus processos e garantir o sucesso das suas finanças. Boa leitura!

Gerencie o seu orçamento

Um controle financeiro eficiente só poderá ser mensurado se você gerenciar o seu orçamento e isso poderá ser feito por meio de metas. Você poderá, por exemplo, estabelecer objetivos para determinados gastos com algumas áreas em seu consultório e depois comparar se alcançou o que foi planejado, podendo estipular planos de ação caso o resultado seja abaixo do esperado.

As metas também são importantes na economia de recursos para investimentos em projetos futuros. Assim, o que for economizado poderá ser utilizado em melhorias em seu consultório.

Implemente e controle projeções orçamentárias

As projeções orçamentárias também são uma boa saída para o controle financeiro e o planejamento estratégico. Elas podem ser feitas com base em seus dados anteriores, pois, observando o histórico, você pode entender como estavam os seus gastos e também as suas entradas.

Partindo desse entendimento, você poderá projetar valores para o futuro. A exemplo do que foi feito no orçamento, as projeções também poderão ajudar a limitar gastos e auxiliar na compreensão de como as finanças podem ser racionalizadas. Assim, caso você note que não terá recursos, poderá recorrer a um empréstimo ou financiamento, buscando melhores taxas, prazos e condições.

Entenda o seu fluxo de recursos

Outra dica para que o seu controle financeiro seja eficiente é compreender o seu fluxo de recursos. Assim, é primordial que você registre toda a sua movimentação em todos os momentos do mês e, após isso, analise as suas entradas e saídas, para compreender como funciona o seu fluxo de caixa de acordo com cada período.

Isso ocorre porque algumas clínicas têm uma maior saída de recursos no começo do mês — devido aos pagamentos de salários de funcionários, impostos e outras contas — e acabam ficando descapitalizadas. Dessa forma, é preciso equilibrar o seu capital de giro, evitando ficar sem dinheiro em caixa e deixando suas finanças em dia.

Utilize a tecnologia

Todas essas dicas podem ser otimizadas com o uso da tecnologia. Com a implementação de um bom software de gestão é possível, por exemplo, ter o controle financeiro total de sua clínica de forma automatizada, gerir o fluxo de caixa, acompanhar as entradas e saídas, além de entender a movimentação do seu capital de giro. É uma boa solução para acompanhar tudo sem precisar gastar muito do seu tempo no consultório.

Neste post você viu que, para um controle financeiro eficiente, é preciso ficar de olho no orçamento, fazer projeções orçamentárias e compreender o fluxo de recursos de sua clínica.

Outra grande sacada é o uso da tecnologia nesse processo e todas as vantagens que soluções integradas podem trazer para suas finanças. Um bom software, além de agilizar os processos, garante segurança no processo decisório, deixando o seu controle financeiro eficiente e tranquilo.

Ficou interessado nessas vantagens e quer entender como podemos ajudar a sua clínica? Que tal entrar em contato conosco?


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.