Ao abrir um consultório odontológico, é comum a familiaridade dos profissionais de odontologia com o atendimento ao cliente, no entanto, para a consolidação da saúde financeira da sua empresa, é necessário aprender também algumas técnicas gerenciais.
Com isso em mente, neste artigo vamos trazer informações importantes para alavancar o lucro no consultório odontológico. Confira!
Controle os gastos
Muitos profissionais confundem lucratividade com faturamento e, em longo prazo, isso pode tornar inviável seu empreendimento.
Por isso, é importante que você saiba separar os dois conceitos: lucratividade é o valor que sobra depois da dedução de todas as despesas e custos, enquanto faturamento é a receita bruta total adquirida por meio da atividade do consultório.
Saber definir exatamente o que cada termo significa é fundamental para as estratégias de economia do seu consultório, pois só assim você entenderá de que forma eles influenciam nos resultados financeiros.
Uma maneira efetiva de aumentar a sua lucratividade é realizar um controle eficaz dos gastos. E isso não significa diminuir a qualidade dos seus serviços, mas sim tomar atitudes que diminuam suas despesas.
Veja algumas delas:
- evite desperdício de material;
- pesquise diferentes fornecedores;
- controle rigorosamente seu estoque;
- cuide as datas de validade dos produtos;
- utilize as mídias sociais para divulgação;
- controle os pagamento e recebimentos;
Controlar todas essas atividades é algo que requer um tempo maior de atenção, porém hoje já existem diversos aplicativos e plataformas online que otimizam todos os processos e ainda disponibilizam relatórios com indicadores da real situação do seu empreendimento.
Organize o tempo
Nesse ramo de atividade, o tempo pode ser seu aliado ou o grande vilão. Dessa forma, saber organizar suas atividades para aumentar a produtividade do consultório odontológico é fundamental para a sua lucratividade.
Analisando o tempo de cada procedimento você conseguirá saber quantos pacientes é possível atender em um dia, para que consiga otimizar esses atendimentos sem perder a qualidade do serviço.
Para isso, é importante que haja a capacitação da equipe, desde a pessoa que fica na recepção e faz os agendamentos até a que vai lhe auxiliar nos procedimentos.
Estar no controle de todas essas atividades não é algo fácil, por isso saiba delegar. Verifique as atividades que cada funcionário possa fazer conforme as suas aptidões.
Outra dica importante é não perder tempo, não deixe horários vagos pela desistência em cima da hora de algum paciente, confirme os horários sempre com antecedência.
Utilize a tecnologia
Não é de hoje que a tecnologia está ajudando as empresas a otimizarem seus processos, então é função do empreendedor estar atualizado com as novidades que estão no mercado.
Na área odontológica, surgiram diversos recursos que possibilitam ao profissional um acesso mais rápido a todas as informações da clínica e dos pacientes.
Com um software de gestão, por exemplo, você estará equipado para agrupar todas as informações dos seus clientes, alterando qualquer dado de forma rápida e prática. Outra importante função dos softwares é a forma como você pode gerenciar suas finanças.
Essas tecnologias possibilitaram o gerenciamento das equipes e um controle mais eficaz da agenda, além de criarem recursos próprios para as suas atividades, como prontuários eletrônicos, que possibilitam a inserção de informações conforme o decorrer do tratamento.
Aposte no marketing
Muitos profissionais acreditam que apenas com um bom trabalho conseguirá reter seus clientes. Entretanto, para que isso aconteça, é importante conquistá-los muito antes do primeiro procedimento.
Identificar seu público-alvo e analisar as formas de melhor alcançá-los é fundamental para o início dos trabalhos de sua clínica.
Aposte nas redes sociais, utilize recursos para atrair seus clientes para a sua empresa, divulgue dicas de higiene bucal, mostre que você entende do assunto e está capacitado para tratar de qualquer situação.
Agora que você sabe como aumentar o lucro no consultório odontológico, leia também Como a internet pode ajudar sua clínica a atrair mais clientes!