Quais são os desafios do empreendedorismo no Brasil


Quais são os desafios do empreendedorismo no Brasil

Se você já pensou em abrir o seu próprio negócio, certamente se deparou com algum dos grandes desafios do empreendedorismo no Brasil. Entender como enfrentá-los é o primeiro passo para que você possa superá-los de vez.

Na área da saúde, a situação é um pouco diferente. Isso porque se torna possível construir uma marca própria ou investir em uma rede. Se a clínica particular conta com liberdade de gerenciamento e tomada de decisão, a rede dispõe de uma estrutura pronta.

Neste post, você vai ver um pouco sobre quais são os principais desafios ao empreender, como lidar com cada um deles e quais são as formas mais criativas de contorná-los. Preparado? Então, vamos lá!

Gestão financeira

A gestão financeira é o pilar mais básico de um negócio. Se você cuidar mal das finanças da empresa, o resultado pode ser catastrófico. E qual é a razão disso? Dê um passo atrás e pense um pouco na sua empresa como um todo.

É possível identificar várias áreas e nuances, certo? Marketing, vendas, gestão, tecnologia e por aí vai. O grande combustível que abastece essas áreas é o dinheiro. Por meio dele, é possível ampliar recursos e cuidar de despesas.

Uma gestão financeira equilibrada, nesse caso, é essencial. Se você não fizer as pazes com o seu bolso, os esforços da sua marca tendem a se perder. Procure analisar métricas, fazer projeções e saber exatamente quais são os gastos ao longo do ano.

Concorrência

Superar a concorrência sempre é um grande desafio. No entanto, existe um lado bom em ter empresas disputando o mesmo mercado que você — o de tornar a sua empresa melhor. E o que isso significa?

Digamos que você tenha uma clínica em um bom bairro na sua cidade. Os concorrentes, diretos ou indiretos, vão obrigar o seu time a encontrar as melhores formas de oferecer um bom serviço e planejar uma boa estratégia de marketing.

Nesse caso, análises e pesquisas de mercado costumam se apresentar como as melhores soluções para se manter antenado sobre o que acontece nas outras empresas. Afinal, aprender com os erros dos outros é a melhor forma de não cometê-los.

Burocracia

Se tivéssemos que listar as maiores queixas dos empreendedores brasileiros, a burocracia certamente estaria entre as primeiras. Em um país com legislação e regimes tributários complexos, encontrar boas formas de lidar com a burocracia é importante.

Isso não se aplica apenas a legislação — é comum encontrar ações burocráticas no time interno das próprias empresas. Para lidar com isso, é recomendado otimizar seus processos por meio da identificação de gargalos.

Como você viu, é necessário ter uma certa dedicação para superar com os desafios do empreendedorismo no Brasil. No entanto, esse é o primeiro grande passo que o seu negócio precisa dar para alcançar o topo do mercado.

Lembre-se de que você vai precisar se comunicar bem com a sua equipe, para que os profissionais da sua empresa saibam bem com quais desafios estão lidando — além da possibilidade de colher boas ideias nesses diálogos.

E você? Qual é o grande desafio que você está enfrentando para empreender? Conte para a gente nos comentários!


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.