Os ambientes são capazes de gerar diferentes emoções e sensações nas pessoas. Por esse motivo, muitas empresas investem em sua identidade visual. Em outras palavras, buscam definir um conceito que, por meio de cores e símbolos, construirá uma marca para a empresa e aumentará a sua credibilidade frente ao público-alvo.
Pensando na importância desse processo para atrair novos clientes, elencamos para você 5 maneiras de criar uma identidade. Confira!
1. Pense nas cores
Antes de tudo, é importante lembrar que, nesse momento, gostos pessoais devem ser deixados de lado. É necessário escolher com base no significado das cores e na sensação que elas transmitem ao cliente, ou seja, ter a sensibilidade de compreender se elas criam um laço sentimental com o público.
Os tons utilizados em um consultório pediátrico, por exemplo, poderão ser mais vivos e coloridos. Por outro lado, clínicas geriátricas devem apostar em variações mais neutras, que atribuam maior seriedade e segurança ao local.
2. Defina símbolos e formas
Definir símbolos e formas é essencial para a criação de uma identidade visual. Trata-se de um dos principais elementos responsáveis pela criação de um impacto emocional positivo no consumidor.
Portanto, pense em maneiras de transmitir o significado de sua clínica por meio dessas figuras representativas. Se a sua especialidade for obstetrícia, por exemplo, você pode apostar em um design que remeta ao período da gestação.
3. Deixe tudo padronizado
Para criar uma identidade visual de maneira eficiente é necessário manter um padrão e uma coerência entre os símbolos, as cores e os materiais utilizados. O excesso de informações cria confusão no cliente e gera um impacto negativo.
Portanto, respeite os elementos escolhidos para a identificação de sua marca em todos os aspectos possíveis. Cartões de visita, blocos de receitas e lembretes são alguns dos exemplos de utensílios que podem trazer a identidade estética da empresa.
4. Procure ajuda profissional
A qualidade e a beleza da identidade visual da clínica é um aspecto importante para a conquista e retenção de clientes. Entretanto, chegar ao resultado desejado exige o domínio de diversos conhecimentos técnicos, como design e marketing.
Por esse motivo, contar com profissionais capacitados poderá ser um ótimo investimento. A orientação especializada alinhará de maneira mais precisa as expectativas do cliente com a proposta da clínica.
5. Divulgue a marca
Após a concretização de todos esses processos, divulgue a marca visando atingir seu público-alvo. As mídias sociais, por exemplo, podem servir como grandes aliadas do empreendedor nessa tarefa. O baixo investimento e o alto alcance de potenciais consumidores contarão pontos positivos para conseguir novos clientes.
A criação da identidade visual é um grande desafio para as clínicas. Entretanto, a elaboração dessa imagem é fundamental para a divulgação dos serviços e para a demonstração da seriedade e da eficiência da empresa. Em longo prazo, o reconhecimento de uma marca gera grande destaque no mercado e auxilia na captação de novos clientes.
Agora que você já sabe como criar uma identidade visual, que tal dividir esse conhecimento com seus amigos compartilhando este conteúdo nas redes sociais?