Saiba como captar clientes pela Internet para a sua clínica


Saiba como captar clientes pela Internet para a sua clínica

Antigamente, a principal propaganda de um dentista era a indicação de amigos, parentes e outros pacientes. Esse modelo ainda é válido, embora hoje em dia tudo seja diferente, com a web sendo a melhor ferramenta. Nesse momento, o profissional pode se questionar: mas como captar clientes pela internet?

É impossível pensar em publicidade online sem citar os sites de busca. A partir deles, são procuradas informações sobre dentistas e suas respectivas reputações no mercado. Além disso, é comum a pesquisa de recomendações por meio de blogs, fóruns e redes sociais.

Pensando nisso, vamos apresentar nesse artigo algumas dicas para lhe auxiliar na capacitação de seus clientes e para fazer o seu negócio crescer. Acompanhe!

1. Desenvolva um site profissional

Os empreendedores modernos, independentemente de seu mercado de atuação ou porte, estão cada vez mais conscientes da importância de estar online. Por isso, eles têm apostado em websites para ganhar maior visibilidade e chamar a atenção de seu público-alvo.

Ainda que você já tenha o nome consolidado no mercado e uma boa carteira de clientes fiéis, é preciso apostar na inovação para não ficar para trás e perder espaço no mercado. É importante ficar de olho nessa tendência, já que as pessoas são bombardeadas de informações, opções e ofertas, todos os dias. Então, não se pode perder o ritmo e abrir uma brecha para a concorrência.

Se você ainda não tem um site, está na hora de colocar a mão na massa, pois, pode perder a chance de interagir diretamente com clientes em potencial, de maneira rápida e com baixo custo.

2. Invista na criação de autoridade para a sua clínica/nome

Duas clínicas odontológicas que oferecem os mesmos serviços a preços similares são bastante atraentes para o consumidor. Entretanto, ele tende a escolher a que transmite mais confiança e segurança. É nessa hora que criar autoridade para sua marca/nome faz toda a diferença.

Por isso, é importante ter um blog e criar materiais ricos sobre os temas relacionados à sua especialidade. Isso mostra ao público que você gosta e entende do que está falando. Assim, você possui mais artifícios para promover seus serviços.

Além disso, com a criação de conteúdos próprios, a pessoa tem certeza da sua capacidade técnica para executar seu trabalho, o que é um grande diferencial na hora de escolher um profissional e também constrói sua reputação perante seu público-alvo.

Se houver empenho na estratégia, provavelmente sua clínica conquistará uma boa posição nos sites de busca, aparecendo logo nos primeiros resultados. Isso mostra que você é uma referência aos olhos do futuro paciente.

3. Trabalhe com e-mail marketing 

Depois de visitar o seu site, é hora de dar a opção para que o usuário se cadastre e receba informações de preços, descontos e promoções. É importante que essas pessoas deixem seus dados de contato de maneira espontânea, de modo que não se sintam forçadas a receber aquilo que não quer na sua caixa de entrada.

Da mesma forma, é preciso deixar a opção para que ela possa se descadastrar, caso queira. E ter ferramentas para não enviar novas mensagens depois disso. Ainda que você não consiga conquistar essa pessoa, certamente terá o seu apreço, por respeitar o seu desejo, o que já representa uma propaganda positiva.

A partir do seu site, é possível construir uma base de contatos, que podem se tornar futuros clientes. Então, você pode enviar periodicamente materiais sobre assuntos populares da sua especialidade, capazes de chamar a atenção da pessoa e trazê-la ao consultório.

Vale lembrar que a compra de uma base de dados de e-mails não é aconselhável, pois você mandará conteúdos para aqueles que não têm real interesse nos seus serviços. O e-mail marketing comum já manifesta o desejo de quem já fez uma visita ao seu site, o que aumenta as chances de fechar negócio.

4. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais representam um grande recurso na busca de novos clientes. Isso porque a grande maioria deles já está por lá. Atualmente, 47% dos brasileiros estão em alguma delas, com maior expressividade no Facebook.

Uma página oficial de sua clínica/marca estreita o relacionamento com as pessoas. Isso oferece maior visibilidade, propagando o seu alcance junto à rede de contatos. O LinkedIn e o Instagram também vêm sendo bastante utilizados.

Se você quer saber como captar clientes pelo Facebook, saiba que é preciso ter estratégia e paciência. Nessa rede, pode-se fazer anúncios e impulsionar suas postagens para que elas cheguem a mais pessoas, graças a segmentação desse tipo de canal.

Dessa forma, é possível escolher o sexo, região, ocupação e interesses, o que faz toda a diferença para o sucesso da sua campanha. A partir de então, se trabalha com um público segmentado, de acordo com a estratégia do negócio.

5. Produza conteúdo de valor para orientar potenciais pacientes e captar novos clientes

A produção de conteúdo está diretamente relacionada às estratégias que vimos até agora, e é essencial para que sua divulgação na Internet tenha resultados satisfatórios. Portanto, ela deve ser feita com frequência, considerando métricas importantes e uma boa escolha de palavras-chave.

Assim, você conseguirá oferecer ao mercado o que ele quer: conteúdos de qualidade, relevantes, esclarecedores e de acordo com a sua especialidade. Assim, propicia-se a integração do público com o especialista, elevando suas chances de captar clientes na internet.

A consequência desse processo é que você consegue construir sua audiência e marcar seu território no mercado. Assim, quando a pessoa precisar ir a um consultório odontológico, certamente ela se lembrará do seu nome, pela sua autoridade no tema e relevância na Internet.

É importante ressaltar também que cada uma dessas dicas traz um determinado resultado para quem ainda não sabe como conquistar consumidores pela web. Por isso, deve-se planejar as ações, estudar o perfil do público e analisar qual das estratégias apresentadas é a ideal para as necessidades da sua clínica odontológica.

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