Quando se fala em gestão de negócios, os principais indicadores são lucratividade e rentabilidade. A dupla é responsável por medir os ganhos ou as perdas de uma empresa. Por isso, acompanhar os resultados de forma contínua — diária, semanal, mensal ou anual — é essencial para prever os impactos.
Por serem similares, os índices costumam ser confundidos. Isso pode atrapalhar as análises, sem passar a situação real da empresa. É importante entender como cada conceito funciona para uma melhor tomada de decisão.
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Como os indicadores ajudam a organizar as finanças?
Não é segredo que todo negócio precisa de capital para se manter competitivo no mercado. Gerar lucro e alcançar rentabilidade são pontos vitais para a saúde financeira da empresa. Enquanto a lucratividade ajuda a avaliar se a receita é capaz de cobrir os custos, a rentabilidade acompanha o retorno dos investimentos.
Saber a diferença entre os dois índices é importante para conhecer os resultados da empresa e melhorar a tomada de decisão. Apesar de diferentes, para que tragam benefícios à clínica, você deve utilizá-los juntos e fazer um acompanhamento periódico.
Quais as diferenças entre lucratividade e rentabilidade?
Como os indicadores são amplamente utilizados em conjunto, os conceitos acabam por se misturar e, muitas vezes, são aplicados de maneira errada. Isso pode mascarar os resultados, para o bem ou para o mal. Entenda como cada um é calculado e quais as diferenças entre eles.
Lucratividade
Este indicador é utilizado para mostrar quanto uma empresa ganha pelos serviços que oferece. Com ele, é possível saber se o negócio justifica a operação, ou seja, se a receita é suficiente para cobrir os gastos e ainda gerar lucro. O cálculo da lucratividade leva em conta o lucro líquido e a receita bruta. A fórmula fica assim:
Lucratividade = (lucro líquido / receita bruta) x 100
A partir da solução dessa conta, é possível analisar se os resultados da clínica correspondem ao que foi estabelecido previamente na fase do planejamento estratégico. Caso o percentual precise passar por mudanças, os elementos que podem ser levados em consideração são:
- regime tributário;
- formação do preço;
- quadro de colaboradores.
Antes de aplicar qualquer alteração, se necessário, avalie os resultados de outras clínicas e compare com a média de mercado. Em linhas gerais, quanto maior a lucratividade, melhor avaliado estará o negócio.
Rentabilidade
Este indicador utiliza um dos parâmetros do cálculo para medir a lucratividade: o lucro líquido. O outro elemento do cálculo leva em conta o investimento, já que o objetivo da rentabilidade é medir o retorno que um investimento pode gerar ao negócio. Para calcular tal quantia, a fórmula é a seguinte:
Rentabilidade = (lucro líquido / investimento) x 100
Além de indicar o retorno de um investimento, a rentabilidade também pode prever se uma aplicação que ainda não foi realizada, ou seja, em fase de planejamento, pode trazer bons resultados. A avaliação toma como base uma estimativa de faturamento. Elementos influenciados por esse fator:
- abertura de uma nova clínica;
- sistema de agendamento de consultas on-line;
- campanhas de marketing.
Se o investimento tem uma rentabilidade baixa, ele pode ser descartado e repensado com uma nova estratégia. Quando o contrário acontece, então é rentável para o negócio e deve ser mantido ou até mesmo replicado.
Qual é o impacto na saúde financeira do negócio?
Embora diferentes, os indicadores são analisados em conjunto para chegar a resultados mais certeiros. Afinal, uma empresa pode ser rentável, mas não gerar lucro, assim como pode ser lucrativa sem colher retorno dos investimentos. Para manter a saúde financeira do negócio em dia, é importante aplicar avaliações periódicas.
Um indicador só se torna eficaz com a ajuda do outro, por isso usar lucratividade e rentabilidade juntas. Somente assim você terá um cenário real da saúde financeira da clínica. A partir daí, fica mais fácil desenvolver um plano de ação para otimizar processos, melhorar indicadores e planejar o crescimento, além de projetar aumento do lucro e retorno dos investimentos. Conhecer como cada um funciona contribui para uma boa avaliação dos negócios.
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