Como se tornar referência no mercado? Confira 5 dicas neste post.


Como se tornar referência no mercado? Confira 5 dicas neste post.

Todo profissional ambicioso quer saber como se tornar referência no mercado. Em um cenário altamente competitivo, é necessário encontrar formas para se diferenciar e tornar-se a preferência de seus clientes.

Como qualquer outro empreendedor, os da área de saúde enfrentam vários desafios em estabelecer sua marca — incluindo obstáculos financeiros, burocráticos, o cumprimento de regulamentos éticos e de uma legislação complexa, e a concorrência de grandes empresas multinacionais.

Neste post, você vai conhecer 5 dicas para superar esses problemas e se tornar referência no seu mercado de atuação.

1. Invista em marketing

Seus clientes só podem buscar seus serviços se ele estiver visível. Obedecendo aos códigos de ética que disciplinam a publicidade em saúde, busque maneiras criativas de tornar seu trabalho mais conhecido. Muitas empresas investem, hoje, em marketing digital, publicando conteúdo em blogs e redes sociais. Dessa forma, pessoas interessadas em assuntos de saúde poderão encontrar a sua marca.

2. Busque inovação

Como ocorre em outros mercados, na área de saúde a tecnologia se desenvolve cada vez mais rápido. Em odontologia, por exemplo, já é possível produzir próteses com uma espécie de impressora 3D em pouco tempo, e o paciente pode ser atendido em única visita. O investimento em novas ferramentas traz maior rentabilidade ao oferecer serviços de maior valor agregado e conveniência para o cliente.

Além da tecnologia no próprio serviço de saúde, você pode pensar em outras ferramentas que podem ajudar o negócio, como softwares de gestão ou a criação de um aplicativo próprio da sua clínica.

3. Apresente um atendimento impecável

Em um mercado concorrido, não basta realizar apenas o procedimento principal, ou seja, a atividade-fim. É preciso tratar muito bem os clientes e quaisquer acompanhantes. Isso significa chegar pontualmente, ouvir bem as demandas, oferecer uma sala de espera confortável e organizar as informações.

Quando um cliente retorna, ele terá boa impressão se você se lembrar dele e de suas visitas anteriores e, para isso, basta manter um bom registro em seu computador e consultá-lo logo antes de mandar entrar.

4. Estude a concorrência

Um profissional que busque como se tornar referência no mercado deve conhecer o terreno em que está atuando. Uma das práticas mais importantes é o benchmarking, que consiste em levantar informações sobre o que os concorrentes fazem: os preços que cobram, os atendimentos realizados, o índice de satisfação dos clientes etc.

Com essas informações você pode tomar decisões melhores a respeito do seu negócio. Inclusive, pode oferecer um preço mais barato para atrair clientes de outra clínica, ou conceber um serviço ou procedimento premium que está em falta no mercado.

5. Conheça o seu público

Investir em pesquisa de mercado é uma das etapas mais importantes para quem busca o sucesso, especialmente se você ainda não abriu seu negócio. Um levantamento pode ajudar a descobrir quais serviços de saúde o público em determinada área procura ou, ao contrário, qual o melhor endereço para você se instalar.

No entanto, se o negócio já está funcionando, é importante cadastrar informações sobre os clientes e conhecê-los melhor. Um sistema de Customer Relationship Management ajuda a compilar dados e até a disparar mensagens automáticas, como um aviso sobre a necessidade de retorno ou de entregar exames.

Como se tornar referência no mercado é uma dúvida de todo profissional com a ambição de se destacar. Com as dicas deste artigo, será possível chegar lá com trabalho e dedicação.

E você? Como acha que alguém se torna referência? Tem alguma dica que não trouxemos neste post? Deixe um comentário e conte para a gente!


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