Aprenda a desenvolver inteligência emocional para a sua carreira


Aprenda a desenvolver inteligência emocional para a sua carreira

O cotidiano de gerenciar uma clínica pode ser bastante estressante, colocando as emoções à prova. Aumento de cancelamento de consultas, queda na fidelização dos clientes, falta de um software eficiente. Todas essas e outras situações exigem o uso da inteligência emocional.

Essa é uma capacidade bastante útil não apenas para o âmbito pessoal, mas também para os negócios. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e saiba o que realmente significa a inteligência emocional, suas vantagens e como desenvolvê-la.

Afinal, o que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de assimilar e gerenciar as próprias emoções e também dos outros que fazem parte do seu meio. O objetivo é alcançar resultados positivos que vão além das fronteiras da vida pessoal, atingindo o âmbito profissional.

O caminho para iniciar a inteligência emocional é por meio do autoconhecimento. Sabendo como você se comporta a cada circunstância vai ser possível identificar o que precisa ser melhorado.

Em quais situações a inteligência emocional é importante no contexto empresarial? 

São muitas as vantagens da inteligência emocional para o ambiente organizacional. Por exemplo, um líder de uma empresa que tem calma, clareza sobre suas emoções e sentimentos consegue realizar boas decisões, lidar com imprevistos e planejar melhor as atividades.

Muitas das vezes situações de demissões, contratações e promoções sem favoritismo exigem o chamado sangue frio. É justamente nesse momento que a inteligência emocional entra em jogo para deixar de lados emoções que miram na impulsividade e colocar em campo o raciocínio lógico e os objetivos da empresa

Como desenvolver a inteligência emocional? 

Saiba lidar com estresse

Por vezes é comum o ambiente de trabalho ter situações de estresse. Como, por exemplo, ficar irritado com o crescente número de cancelamentos de consultas ou com erros de administração que se repetem. No entanto, se frustrar ou ficar nervoso com cada situação de estresse só vai trazer consequências ruins para a saúde mental do empresário e para as decisões da empresa. É preciso saber lidar com essas circunstâncias.

Por exemplo, diante de cada dificuldade, concentre-se na solução do problema. Não gaste tempo ficando irritado. Também tente fazer respiração profunda para ajudar a oxigenação das células, deixando seu corpo mais calmo e inteligentemente hábil. 

Evite mudar de sentimentos com muita rapidez

Alguns empresários ficam felizes quando conseguem aumentar a fidelização de clientes. Mas logo ficam tristes quando algo dá errado na empresa. Não deixe transparecer essa mudança de sentimento com tanta rapidez. Isso pode desmotivar a sua equipe e deixá-la sem rumo

Experimente vivenciar cada emoção positiva e não se deixar ser abatido por uma dificuldade. Assim você demonstra que é preciso valorizar as vitórias, embora existam muitos desafios ao longo do caminho. 

Aja com empatia

Colocar-se no lugar do outro é a ideia principal da empatia. E ela pode ser de grande valor para sua gestão na empresa. Ao ter empatia, é possível compreender qual a melhor abordagem para falar com a equipe, até mesmo em situações de crise. Assim, o processo de liderança torna-se mais eficiente. 

Essas foram algumas informações sobre inteligência emocional. Desenvolver essa habilidade pode requerer um acompanhamento de metas. Trata-se de uma metodologia que analisa os principais indicadores, pesquisa novas propostas e estabelece prazo para avaliação das etapas para que você alcance determinado objetivo organizacional, como a inteligência emocional. 

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