Veja 6 indicadores de vendas que você precisa conhecer


Veja 6 indicadores de vendas que você precisa conhecer

Os problemas com vendas estão entre os principais pesadelos dos empreendedores. Isso por uma razão bem simples: baixas em vendas geram efeitos negativos no funcionamento interno da empresa, provocando um efeito cascata na performance dos times.

E como saber se as vendas vão bem? A resposta se dá por meio da análise dos indicadores de vendas. Se o acompanhamento for bem-feito, é possível fazer um diagnóstico sobre quais elementos provocam as altas e baixas na empresa.

Você sabe quais são os indicadores mais importantes? Continue a leitura!

1. Número de visitantes

O número de visitantes é um indicador que diz respeito à visibilidade que a sua marca encontra na web, sendo o primeiro passo para que sua empresa dispare nas vendas. Valores altos apenas são considerados bons sinais se acompanhados de uma taxa de conversão positiva.

2. Número de leads

Os leads são oportunidades de negócio para a sua empresa. Geralmente, é uma parcela de visitantes que se interessa pelo seu produto ou em algum material rico que a sua empresa apresente por meio de uma landing page.

3. Taxa de conversão

A taxa de conversão indica a porcentagem de sucesso que a campanha tem ao transferir o público de um ponto a outro ao longo do funil de vendas. Embora existam softwares que façam os cálculos de forma automática, é possível definir os valores manualmente.

Se a conversão é de etapas do funil, o cálculo pode ser feito pela divisão entre o número de visitantes que avançaram no funil pelo número de visitantes totais. Se a análise levar em conta o funil como um todo, o ideal é dividir o número de produtos vendidos pelo número de visitantes.

4. CAC

O CAC, ou Custo de Aquisição do Cliente, é uma forma de medir quão rentáveis os seus clientes são para a sua empresa. Pode ser calculado a partir da divisão entre o valor investido em marketing e vendas pelo número de clientes adquiridos nesse período.

5. CPC

O CPC, ou Custo por Clique, é o custo de cada clique de um anúncio ou link patrocinado. É dimensionado dessa forma porque os valores variam e o indicador revela muito sobre a rentabilidade do anúncio. Pode ser calculado a partir da divisão entre o custo total e o número de cliques.

6. Ticket médio

O ticket médio é o valor que cada cliente gasta, em média, com a sua empresa. É importante para dimensionar o valor que o público realmente atribui ao seu produto. Pode ser calculado pela divisão entre o valor total dos produtos vendidos pelo número de pessoas que compraram.

Como você viu, é importantíssimo fazer uma análise dos indicadores de vendas para ver a performance da sua equipe e da campanha de marketing da sua empresa. Além disso, essas métricas podem dar detalhes sobre gargalos e problemas de fidelização mais específicos.

Lembre-se que a métrica mais importante é sempre o ROI, isto é, o retorno sobre o investimento. Esse valor revela de forma direta se a empresa está perdendo ou ganhando dinheiro, sendo muito útil na hora de garantir um controle financeiro eficiente. Para calculá-lo, subtraia a receita pelo custo e divida o resultado pelo custo.

E você? Quer saber mais sobre como manter a sua empresa próspera para chegar ao topo do mercado? Então, acompanhe a nossa página no Facebook!


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