Entenda a importância do capital de giro para empresas


Entenda a importância do capital de giro para empresas

Você sabia que, somente no Estado de São Paulo, 1 em cada 4 empreendimentos fecha as portas antes de completar dois anos de funcionamento? Muitas vezes, o responsável por esse fracasso é a falta de conhecimento acerca da importância do capital de giro para empresas. O recurso deve ser destinado para assegurar o pagamento de impostos, salários, fornecedores, manter os estoques, entre outras ações.

Segundo um estudo do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 39% dos entrevistados que faliram em pouco tempo não sabiam qual era o capital de giro necessário para que pudessem abrir o negócio. Desse modo, pensando em mostrar a relevância de se atentar para esse fato e explicar como esse valor ajuda na saúde financeira da organização, preparamos este artigo. Acompanhe!

Reduz riscos financeiros

Todo negócio apresenta riscos, independentemente do tempo de funcionamento. No entanto, é possível minimizá-los. Em épocas de crise econômica, por exemplo, empreendimentos que não contam com capital de giro podem ter grandes prejuízos.

Seja nesses períodos ou em outras ocasiões, como quando ocorrem despesas inesperadas, ter uma quantia disponível para trabalhar nas eventualidades é essencial. Com isso, o risco da empresa falir de uma hora para outra, por causa das oscilações de mercado, torna-se bem menor. É preciso estar preparado para enfrentar diversas situações que podem surgir ao longo do tempo.

Diminui a necessidade de empréstimos

Ainda falando de situações que exigem a disponibilidade de dinheiro, além do programado todos os meses, um recurso que costuma ser utilizado pelos empreendedores são os empréstimos.

No entanto, essa pode ser uma escolha que comprometerá a saúde financeira do negócio posteriormente, com o alto pagamento de juros. Uma dívida mal gerida, que até triplica de valor, pode acabar fazendo com que a empresa feche as suas portas.

Se a organização conta com capital de giro, essa realidade costuma ser bem diferente. Com ele, o empreendimento recorre ao seu próprio caixa, fazendo com que as despesas, que já são altas, não aumentem ainda mais de valor. Em curto ou longo prazo, isso faz muita diferença.

Garante o pagamento de despesas operacionais essenciais

Quando surgem imprevistos, alguns gastos podem ser cortados, sem que haja maiores prejuízos. No entanto, há outros que, de maneira alguma, devem deixar de existir, sob o risco da organização ter que parar as suas operações.

Nesse aspecto, o capital de giro é algo fundamental. Por mais que o negócio não esteja passando por seus melhores momentos, o gestor poderá garantir o pagamento das despesas para que o seu funcionamento não seja comprometido. Dessa forma, o empreendimento continua a trabalhar enquanto são pensadas maneiras de superar a fase e voltar a lucrar.

Agora que você já sabe a importância do capital de giro para empresas, não deixe de geri-lo bem. Faça um bom planejamento, calculando a quantidade necessária para o seu empreendimento em específico, reponha as quantias utilizadas e monitore os valores.

E aí, gostou deste artigo? Então, aproveite para conhecer algumas dicas sobre como separar as finanças pessoais e empresariais!


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.