Descubra a importância da publicidade médica e os pontos de atenção!


Descubra a importância da publicidade médica e os pontos de atenção!

Hoje em dia, as pessoas querem obter o máximo de informações sobre os médicos antes de agendar uma consulta. Elas vasculham as redes sociais e fazem buscas no Google à procura de detalhes que garantam a credibilidade antes de consultar um profissional. Nesse sentido, surge a importância da publicidade médica.

Essa é uma estratégia de divulgação do profissional da medicina que o ajuda a construir uma boa reputação. Por meio da publicidade é possível conquistar novos pacientes, aumentar a fidelização e se diferenciar da concorrência. Mas existem regras para esse tipo de propaganda.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este artigo e descubra quais são as obrigações que devem ser observadas, as proibições existentes e as formas de anúncio que podem ser adotadas.

Quais obrigações devem ser observadas?

O Conselho Federal de Medicina estabeleceu regras sobre o tema por meio da lei 1974/11. O documento alerta sobre o que pode ou não ser feito e mostra as penalidades pertinentes. 

De modo geral, o código de ética médica defende que a publicidade precisa ser responsável, discreta e verdadeira. Além disso, ela precisa respeitar a privacidade e a intimidade de cada indivíduo sem visar o lucro, tendo como objetivo apenas a informação. A resolução do Conselho Federal de Medicina também indica as obrigatoriedades. Algumas delas são: 

  • nome completo do profissional;

  • especialidade na qual trabalha;

  • área de atuação;

  • número de registro no Conselho Regional de Medicina;

  • número de registro de especialista quando for o caso. 

Essas informações devem estar presentes em toda publicidade de maneira visível. Caso o profissional queira indicar mais informações, ele deve incluí-las de acordo com as normas do código de ética. 

Quais são as proibições e punições definidas no código de ética?

As peças de publicidade feitas de maneira errônea podem comprometer a liberdade de escolha do paciente e induzir ao erro. Por isso, o código de ética da medicina estipulou proibições para esse tipo de propaganda. Dentre elas, destacam-se:

  • autopromover-se durante entrevistas a fim de angariar clientes;

  • divulgar tratamentos que ainda não foram comprovados pela ciência;

  • abordar o tema médico de maneira sensacionalista;

  • não incluir o CRM em seus anúncios;

  • expor imagens de pacientes.

O descumprimento dessas e de outras normas da publicidade pode resultar em penalidades, conforme previsto na lei 3268/57. Algumas delas são processos éticos e levam à condenação por violação do código de ética além de advertência e cassação da atuação profissional.

Quais são as principais formas de publicidade que podem ser adotadas?

Pode parecer bastante restritivo o que determina o código de ética para a publicidade. Mas, na verdade, uma série de formas de propaganda que podem ser adotadas de acordo com a lei.

Por exemplo, o médico pode anunciar serviços de maneira neutra deixando sempre claro seu nome, o número do CRM e sua especialidade. Caso seja uma pessoa jurídica, o médico pode incluir nesse anúncio o nome do diretor da instituição com o CRM.

Também é permitido fazer publicidade concedendo entrevistas com o intuito de esclarecer informações e passar alguns detalhes para auxiliar no entendimento de determinado assunto médico. No mais, a publicidade pode conter imagens dos pacientes ou tratamentos em eventos científicos mediante autorização.

Essas foram algumas informações sobre publicidade médica. Quando for contratar um serviço de publicidade, é importante sempre informar à empresa as restrições das propagandas dessa área. Assim, é possível evitar o retrabalho e a divulgação de peças publicitárias proibidas.

Quer ficar por dentro de novidades para o seu negócio? Siga a nossa página no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.