Como ter uma clínica de sucesso?


Como ter uma clínica de sucesso?

Ter uma clínica de sucesso é o grande desejo de muitos profissionais que buscam se destacar no mercado de saúde atual. Alcançar essa meta requer dedicação e planejamento, sempre lembrando que a competência técnica é apenas o primeiro passo para o crescimento.

É necessário buscar ferramentas e habilidades em outras áreas de conhecimento, que se integram e complementam o cuidado em saúde. Só assim você reúne o que é necessário para se desenvolver e alcançar o tão almejado sucesso.

Neste post, listamos alguns passos que podem ajudar a atrair mais clientes, firmar sua reputação e gerar mais receita. Continue a leitura e saiba como ter uma clínica de sucesso!

Otimize a gestão da clínica

Por menor que seja a clínica, é preciso planejamento e organização para que os processos ocorram com excelência e de forma coordenada. Uma gestão eficiente facilita o trabalho dos profissionais, o que reflete na melhora do atendimento.

Antigamente, todos os dados eram registrados em papel, com agendas e cadernos para marcação de consulta, cadastro de pacientes e controle de fluxo de caixa. Mas essa realidade está ficando no passado.

O ideal é contar com um software que permita uma gestão centralizada e reúna ferramentas que facilitem:

  • o cadastro de pacientes;
  • a agenda da clínica;
  • o prontuário eletrônico;
  • gestão financeira (orçamento, fluxo de caixa, contas a pagar e receber).

Elabore uma estratégia de marketing

O marketing é uma ferramenta fundamental para os profissionais da saúde, área que vem se tornando cada vez mais competitiva. Mesmo assim, ele ainda é pouco utilizado.

Os conhecimentos nessa área auxiliam a clínica a conhecer o comportamento do paciente, além de avaliar o mercado, as tendências e novas oportunidades. Se for executado da forma correta, o marketing também ajuda o consultório a se diferenciar dos outros, conquistar mercado e permanecer nele.

Vale a pena procurar profissionais da área e elaborar um plano de ação, estipulando os seus objetivos. Veja algumas estratégias que podem ser utilizadas:

  • investimento em mídias sociais para divulgação de serviços;
  • desenvolvimento de blog para publicação de conteúdo relevante para alcançar um maior número de pacientes;
  • cuidados com o marketing pessoal.

Invista em atendimento de qualidade

O profissional de saúde deve ter em mente que o atendimento de qualidade não alcança o sucesso sozinho, mas a sua falta impede o crescimento e reconhecimento da clínica no mercado.

O atendimento ainda depende muito da indicação direta. Assim, atender bem significa fidelizar os pacientes atuais e abrir portas para que eles tragam novos para a clínica. Algumas pequenas ações do dia a dia podem fazer a diferença, como:

  • pré-atendimento resolutivo e de qualidade, causando uma boa primeira impressão;
  • recepção com recepcionistas educados e prestativos;
  • ambiente aconchegante;
  • profissionalismo durante todo o atendimento, sem passar a impressão de frieza ou indiferença;
  • canais de comunicação abertos para sugestões, reclamações ou elogios.

Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, muitas pessoas estão preocupadas não somente com a sua saúde, mas também com a aparência. A quantidade de tratamentos estéticos tem crescido bastante, e as clínicas que adotam esses procedimentos acabam conseguindo lucrar consideravelmente.

Para alavancar ainda mais nesse segmento de mercado, é importante utilizar as tecnologias a seu favor. Por exemplo, a sua clínica pode, ao invés de realizar uma drenagem manualmente, adotar a tecnologia. É possível encontrar aparelhos que fazem drenagem linfática, podendo atingir de forma mais profunda a pele e a musculatura. A melhoria no procedimento é considerável.

Outra tecnologia que pode ser interessante para sua clínica é a utilização de terapia de ondas acústicas. Conhecidas também como ondas de choque, essa é uma tecnologia não invasiva e fundamental para combater celulites mais agressivas.

Ainda é importante destacar a tecnologia de criolipólise. Trata-se de um procedimento que elimina as células de gordura por meio do congelamento do tecido gorduroso. Mas essa técnica somente é possível com um equipamento de qualidade, que consiga congelar a gordura até 8 graus negativos, fazendo com que ela seja expelida pela urina e fezes.

Ofereça procedimentos inovadores

Ainda no contexto da estética, é importante que as clínicas ofereçam procedimentos que, de fato, chamem a atenção dos seus clientes. Um exemplo disso é investir em procedimentos inovadores, como a estética íntima.

É possível, por exemplo, eliminar flacidez da região íntima, bem como reduzir o excesso de gordura da área. Por meio desse procedimento, os pacientes obtêm resultados incríveis, melhorando o aspecto estético e, consequentemente, a autoestima. 

Outro procedimento que não pode ficar de fora da sua clínica é o microagulhamento capilar. Esse é um procedimento que trabalha na revitalização capilar. Ele é altamente recomendado para as pessoas que querem combater a queda de cabelo ou tratar a calvície.

O microagulhamento proporciona resultados cientificamente comprovados, e com 10 sessões já é possível obter o resultado desejado.

Tenha opções financeiras flexíveis

Muitas vezes os pacientes da sua clínica não finalizam o tratamento por ter não terem condições de pagar. Não oferecer flexibilidade e outras opções de pagamento pode acabar afugentando a clientela.

Nesse sentido, é importante não ter apenas opção de pagar à vista. Por exemplo, a clínica pode oferecer parcelamento do pagamento ou promoções para que o paciente compre mais de um procedimento.

Capacite a sua equipe

Para se tornar clínica de sucesso e atrair cada vez mais clientes, é fundamental oferecer um atendimento de excelência — isso tem tudo a ver com a capacitação da equipe. Afinal, com uma equipe bem treinada, o cliente se sentirá à vontade com o tratamento dado a ele.

Dessa forma, é importante treinar a sua equipe e destacar que cada cliente é único — não adianta querer tratar todos da mesma maneira. É importante que cada colaborador ofereça um atendimento de excelência, sempre com bastante simpatia.

Conheça os erros que devem ser evitados

Uma clínica de sucesso não pode cometer erros. Cada vez que algo dá errado, existe retrabalho e, muitas vezes, a imagem da clínica fica comprometida perante a clientela. Nesse sentido, é importante ficar de olho para não cometer falhas evitáveis. Veja, a seguir, alguns exemplos.

Não se importar com feedback dos pacientes

Muitas vezes, o gestor de uma clínica tem muito orgulho de ter uma estrutura de excelência e uma equipe de qualidade, mas acaba esquecendo da participação do cliente. Não se pode ter uma postura esnobe, assumindo que o tratamento dado ao cliente é de qualidade, sendo que ele não é ouvido.

Sendo assim, é importante dar atenção ao feedback dos pacientes. Para avaliar isso, é possível disponibilizar formulários de satisfação do cliente e pedir que cada um preencha e deixe suas contribuições para melhorar ainda mais atendimento da clínica.

Não compreender os processos

Outro erro grave é não ter noção completa dos processos que acontecem na clínica. Muitas vezes, o gestor da clínica leva em consideração apenas um fator específico. É preciso ter uma visão holística, considerando, por exemplo, a quantidade de desistências de consulta em cima da hora, o controle de estoque e a organização dos prontuários médicos.

Todos esses detalhes devem estar rigorosamente elencados para fazer parte do dia a dia da clínica. Assim, será possível ter noção de quais áreas contam com pontos que devem ser melhorados.

Esses foram alguns pontos para se ter um negócio bem-sucedido. É fundamental colocar essas ações em prática, testando o que funciona melhor para a sua realidade. Afinal, uma clínica de sucesso não se constrói sozinha.

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