Recrutamento e seleção de pessoas: veja como acertar nas contratações


Recrutamento e seleção de pessoas: veja como acertar nas contratações

Montar uma empresa de sucesso é o objetivo de diversos profissionais. Muitos deles, no desejo de serem bem-sucedidos logo, procuram as mais diferentes “fórmulas mágicas” para alcançar seus objetivos. Nesse processo, se esquecem de um dos pontos principais: bons resultados passam pelas mãos de uma equipe de excelência.

É por isso que o recrutamento e seleção de pessoas é tão importante. Afinal, por meio dessa etapa a empresa tem acesso a profissionais com alto potencial para atuar na organização, capacidade de propor soluções criativas e elevar o nível do empreendimento.

Continue lendo este artigo para aprender como acertar na escolha de quem vai trabalhar ao seu lado.

Planeje as vagas

Antes de optar pela pessoa que vai preencher determinado cargo, você precisa definir qual é, exatamente, a vaga oferecida. Pontue as tarefas que precisam ser executadas, os pré-requisitos fundamentais para cumpri-las de forma efetiva, entre outras questões.

Além disso, é necessário parar para refletir se essa vaga é realmente necessária ou se outra área precisa mais da sua atenção em um primeiro momento. Foque no que é mais urgente e no que contribuirá para o crescimento da empresa de maneira veemente.

Aproveite a tecnologia

Atualmente, os recursos tecnológicos são uma importante ferramenta nos processos de seleção. Você pode utilizar redes sociais para divulgar vagas, fazer entrevistas por meio de bate-papo na internet e até mesmo solicitar que o candidato envie um vídeo se apresentando para complementar o currículo. Este último, aliás, é uma tendência que vem sendo adotada em diferentes companhias.

Softwares de gestão também podem ajudar muito nesse sentido. Por meio de recursos como indicadores de performance do seu negócio, você consegue enxergar os pontos altos e as carências da empresa. Assim, fica bem mais fácil identificar quem são aqueles que contribuirão melhor para equilibrar esse cenário.

Busque competências comportamentais

É inquestionável que a formação acadêmica e a experiência profissional contam muito no desenvolvimento das habilidades de um colaborador. Porém, elas não são tudo. As competências comportamentais também precisam ser levadas em consideração.

Muitas demissões estão diretamente relacionadas ao mau comportamento do funcionário, mesmo em casos em que ele é extremamente eficiente em outros pontos. Já existem testes que ajudam a traçar o perfil do candidato, como ele reage diante das adversidades, se é responsável, se sabe trabalhar em equipe, e eles podem auxiliar bastante.

Conte com um serviço especializado

Mesmo seguindo todo um passo a passo, contratar pessoas não é uma tarefa fácil. Por isso, considere contratar ajuda especializada. Em um momento tão decisivo, ela pode ser essencial para que você obtenha verdadeiro sucesso.

Um serviço focado em oferecer treinamentos, coaching, consultorias personalizadas, recursos tecnológicos como softwares que auxiliam no dia a dia, entre outros, são uma boa opção. Eles vão auxiliar você na desafiante arte de gerir e melhor ainda: com os colaboradores mais adequados atuando com você.

Como você pôde ver, investir em recrutamento e seleção de pessoas apresenta diversas vantagens em curto e longo prazo. A partir dessa fase, muitas transformações positivas poderão ocorrer na sua empresa.

Entre em contato conosco para ter acesso a diversas ferramentas que vão ampará-lo nessa empreitada.


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