5 dicas para redução de custos na sua clínica


5 dicas para redução de custos na sua clínica

Descobrir novas maneiras de economizar, aumentar a sua competitividade no mercado e otimizar os resultados financeiros da sua clínica, sob uma visão geral, são os motivos pelos quais a redução de custos é tão importante para o negócio.

Entretanto, uma dúvida comum entre boa parte dos profissionais gestores se refere a como economizar de modo a não prejudicar a qualidade dos serviços. Nesse sentido, a dica principal consiste em focar na contenção dos gastos e nas despesas fixas.

Por quê? Pelo fato de que independem de sua produção. Serviços de limpeza, aluguel, segurança, planos de internet, telefonia e TV e materiais de escritório, enfim, tudo isso serve como exemplo de dispêndios que fazem parte desse contexto.

De qualquer forma, mostraremos a seguir 5 dicas para a redução de custos na sua clínica. Continue a leitura e confira!

1. Conheça suas finanças

A primeira dica não poderia ser outra a não ser o bom conhecimento das suas finanças, cuidando das suas contas da mesma forma que você cuida dos seus clientes. Aqui, dê uma atenção especial ao fluxo de caixa, pois é por meio dele que você entenderá quais são as saídas que mais “machucam” a saúde financeira da clínica.

Caso você não tenha muita afinidade com esse tipo de obrigação, procure uma consultoria para ajudá-lo. Tão importante quanto é a adoção de um software de gestão.

2. Negocie com os fornecedores

Quando for encomendar os equipamentos, produtos e insumos necessários para a realização dos serviços, lembre-se de negociar com os fornecedores. A maioria dos profissionais não tem o costume de fazer cotações, barganhar os preços e tentar uma condição mais favorável.

É claro que você deve ter o bom senso quanto aos limites do possível; porém, encontre alguma maneira de obter vantagens financeiras durante as negociações de compra.

3. Pesquise por materiais alternativos

A redução de custos também passa pela pesquisa de materiais alternativos. De que tipos? Bem, isso é algo que você deve analisar dentro da sua própria clínica. Apenas tome o cuidado de não permitir que essa busca prejudique o seu atendimento e os seus trabalhos: se isso ocorrer, a satisfação dos clientes pode ir por água abaixo.

4. Faça um bom planejamento tributário

Não menos relevante é o seu planejamento tributário. Quando bem-feito, ajuda a economizar, equilibrar as despesas e reduzir os custos. Como? Fornecendo um panorama geral em relação ao que se pode otimizar no tocante aos impostos.

5. Elimine o que não faz diferença

E a última dica é eliminar tudo aquilo que não faz diferença alguma para a qualidade do atendimento e dos serviços prestados. Será que as dezenas de assinaturas de revistas e jornais valem a pena? A verdade é que provavelmente não.

Esse tipo de gasto serve para ilustrar o que pode ser uma despesa desnecessária. Olhe bem para a sua clínica e procure pelos elementos que poderiam ser eliminados. Há boas chances de encontrar algo.

Por fim, não se esqueça de que a redução de custos é uma prática essencial para o aumento dos lucros.

O que achou deste artigo? Gostou? Então, veja também como fazer uma boa administração de clínica!


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.