5 dicas para você separar as finanças pessoais e empresariais


5 dicas para você separar as finanças pessoais e empresariais

Manter uma organização financeira geralmente é uma tarefa complicada para pequenos ou microempresários. Isso se explica pela dificuldade de separar as finanças pessoais e empresariais, configurando um erro de administração. O resultado pode ser catastrófico, capaz de trazer prejuízos e até mesmo a falência da corporação.

Para fugir disso, algumas ações devem ser tomadas. Fazer o real diagnóstico financeiro da empresa, separar as contas bancárias, determinar um salário para o empresário e criar reservas mensais figuram como ótimos exemplos.

Quer saber de mais detalhes? Acompanhe o texto e conheça cinco dicas para evitar a mistura do dinheiro vindo da empresa com gastos e planos individuais. Confira!

1. Faça um diagnóstico financeiro

Qual o lucro real do seu negócio por mês? E qual o valor gasto em despesas pessoais? Essas questões precisam ser respondidas para que você comece a perceber a interferência das finanças pessoais e empresariais.

Considere a montagem de uma tabela ou planilha para separar esses dados. Coloque de um lado o que se refere à companhia e do outro o que diz respeito à vida particular. Considere todas as despesas, desde o consumo da gasolina do carro até os salários dos empregados.

2. Utilize contas separadas

Para dificultar o fluxo indesejado de dinheiro vindo da organização para sua conta pessoal, separe as contas. Tenha uma para você e outra destinada exclusivamente à empresa.

Assim, será bem mais fácil controlar lançamentos nos extratos, pagamentos efetuados e gastos.

3. Determine um salário para você

O lucro da companhia não pode ser considerado como salário integral. É necessário tirar uma porcentagem do montante para realizar investimentos com o objetivo de melhorar a estrutura da clínica e garantir capital de giro, por exemplo.

A outra parte você pode chamar de salário, mas atenção: ele deve ser justo e adequado à realidade do negócio. Para encontrar esse valor, o ideal é considerar uma quantia na qual as obrigações da corporação não sejam nem de longe comprometidas.

4. Crie reservas mensais

Como o mercado muda de maneira frequente, é importante ter sempre uma reserva financeira para a empresa. Essa reserva serve para responder rápido às necessidades emergenciais do negócio.

Do mesmo modo, é preciso criar também uma reserva de dinheiro pessoal. Guarde uma quantia extra mensalmente, assim você e a organização ficam menos vulneráveis a imprevistos.

5. Tenha planos corporativos

Geralmente, empresários que não fazem a separação correta entre finanças pessoais e empresariais usam o próprio celular, por exemplo, para resolver questões inerentes à companhia.

Essa prática aumenta os gastos pessoais, causando um descompasso entre os custos da empresa e os individuais. Ao contratar planos corporativos, tudo pode ser mais vantajoso: há planos muito mais baratos que os disponíveis para pessoas físicas. É o caso de telefonia, internet e linhas diferenciadas de crédito.

Listamos algumas dicas para separar as finanças pessoais e empresariais. Para aplicá-las do jeito certo, solicite auxílio de um consultor! Com a ajuda profissional, é possível organizar o fluxo de caixa e receber recomendações para escolher um software de gestão e controle eficaz dos gastos.

Gostou do texto e quer ficar por dentro de novidades sobre gestão? Então siga a nossa página no Facebook!


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.