Saiba como a análise de concorrência pode auxiliar o seu negócio


Saiba como a análise de concorrência pode auxiliar o seu negócio

Já ouviu falar de análise de concorrência? Conhecer as empresas que disputam o próprio mercado consiste em uma das tarefas mais importantes na vida de um empreendedor.

Afinal de contas, esse é o primeiro passo para oferecer um serviço realmente diferenciado. Estar por dentro das ações praticadas por companhias do mesmo ramo ajuda na construção de uma autoavaliação, facilitando o processo de crescimento.

Neste post, você aprenderá um pouco sobre o que é análise da concorrência, como fazê-la de forma eficaz e quais ferramentas podem ser úteis nessa hora. Preparado? Então vamos lá: boa leitura!

O que é análise da concorrência?

Imagine que você tem uma empresa que soluciona problemas no setor de saúde. Como em qualquer âmbito, um dos grandes desafios para evoluir na área é conhecer quais são as principais demandas do público, certo?

No entanto, certamente existem corporações estabelecidas há mais tempo no mercado e que já têm um grupo definido de clientes. Como resolver isso? A análise da concorrência surge justamente para trazer a resposta.

A ideia é pesquisar a respeito de como os processos dos concorrentes funcionam para, a partir daí, melhorar os próprios. Assim, você aprende com os erros dos outros sem precisar cometê-los.

Como fazer uma boa análise?

Uma análise não pode ser improvisada. Você deve tomar determinados cuidados na hora de realizar essa observação para identificar os pontos mais certeiros e relevantes. A seguir, listamos algumas coisas às quais é primordial permanecer atento. Veja.

Defina os concorrentes

Existem dois tipos de concorrentes que demandam olhos abertos: diretos e indiretos. Os concorrentes diretos são os que resolvem o problema com o mesmo tipo de solução. Já os indiretos solucionam o mesmo contratempo com uma ação diferente.

Por exemplo: digamos que você gerencia uma farmácia e o problema principal do seu cliente seja um resfriado. Neste caso, outra farmácia que oferece medicamentos similares seria um concorrente direto.

Enquanto isso, um concorrente indireto poderia ser uma loja de produtos naturais que comercializa produtos e receitas para aliviar os sintomas de um resfriado.

Estude técnicas de inteligência comercial

A inteligência comercial é o setor da empresa responsável por estudar modos de melhorar os processos de mercado. Descrito dessa maneira, parece um pouco vago, não é? Entretanto, esse processo pode ser lucrativo e trazer muitos frutos positivos.

Uma das técnicas mais interessantes da inteligência comercial é o “cliente oculto”. Sabe o que isso significa? Pense que você tem como concorrente a “farmácia X”: a ideia por trás do cliente oculto é a de pôr um membro da sua equipe em contato com essa farmácia, no papel de um consumidor.

Assim, torna-se possível obter informações sobre como o atendimento, a venda e a pós-venda da concorrência são feitas. Consequentemente, fica mais fácil listar os méritos e deméritos das empresas e entender o que precisa ser feito para aproveitar o mercado.

Fazer uma boa análise de concorrência, conforme constatamos, é essencial para que a sua companhia dê os primeiros passos em direção ao topo do mercado. Além disso, você reduz o risco de serem cometidos erros bobos, evitando perder dinheiro e tempo.

Lembre-se de que existem diversos softwares capazes de facilitar sua vida na hora de realizar esse tipo de análise. Procure explorar ferramentas como SEMRush, Google Trends, Google Analytics, Ubersuggest, entre outras.

E aí, gostou do conteúdo? Quer receber mais dicas sobre como fazer sua empresa dar certo no mundo digital? Aproveite e curta nossa página no Facebook!


Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos consultores entre em contato.