Propaganda odontologica: entenda o que é e não é permitido pelo CRO


Propaganda odontologica: entenda o que é e não é permitido pelo CRO

Com o objetivo de fidelizar clientes e conquistar cada vez mais espaço no ramo da saúde bucal, a propaganda odontologica é um ótimo e imprescindível recurso para atrair a clientela. Afinal, ninguém sabe que você tem um consultório se ele não for divulgado, correto?

Entretanto, existem direitos e deveres que todo dentista precisa cumprir conforme o que rege a lei do marketing nas clínicas odontológicas. Atitudes como oferecer serviços gratuitos para aliciar pacientes ou criticar as técnicas ofertadas por outros profissionais são consideradas infrações graves pelo Código de Ética Odontológica.

Para não ter mais dúvidas sobre o que você pode ou não fazer na propaganda para consultorio odontologico, continue a leitura!

O que pode ser feito na propaganda para consultorio odontologico?

Usar os meios de comunicação para divulgar os serviços prestados

Na publicidade odontológica, toda e qualquer divulgação dos serviços prestados pode ser feita por diversos meios – anúncios em jornais ou revistas, panfletos, rádio, TV, logo e outros materiais gráficos da sua clínica –, e deve vir acompanhada de seu nome, profissão e número de inscrição no CRO.

Essa recomendação é válida para pessoa física, mas se você for pessoa jurídica é obrigatório incluir nos materiais gráficos o nome e a inscrição da clínica no seu Conselho Regional, o nome do responsável técnico e a sua inscrição no CRO.

Criar e divulgar vídeos de animação

Os vídeos em 3D são uma ótima ferramenta para divulgar o trabalho de maneira ética, tanto para educar a população sobre os cuidados com a higiene bucal quanto para fazer uma representação de técnicas e procedimentos reconhecidos na área odontológica.

Divulgar material para conscientização popular

Além dos vídeos de animação, outro tipo de propaganda permitida é o uso de artigos, matérias e de toda e qualquer informação que vise a orientar a população sobre como cuidar da saúde oral e sobre a sua importância.

Anunciar especialidades da área de atuação

É permitido incluir as especialidades e títulos de formação reconhecidos e registrados pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia), qualificação profissional de ‘clínico geral’, adicionar logomarca e/ou logotipo e outros dados (endereço, telefone, credenciais, convênios, e-mail e horários de atendimento).

E, caso você não tenha especialidade registrada, o termo ‘clínico geral’ deve constar em todo material, precedendo todas as demais informações.

Divulgar técnicas de tratamentos e procedimentos

Também é possível incluir as técnicas de tratamento e os procedimentos que a sua clínica oferece para tratar a saúde bucal de seus pacientes. O importante é que todas essas informações estejam devidamente registradas pelo CRO.

Qual tipo de propaganda para consultorio odontologico que não pode ser feita?

Anunciar títulos e especialidades que não sejam reconhecidos pelo CFO

Aquela propaganda que promete ‘dentes brancos’ ou que garante uma especialidade inexistente no CFO, como ‘especialista em dentes brancos’, é irregular. Isso vale também para equipamentos e instalações sem o registro em órgãos responsáveis.

Prometa apenas o que você pode cumprir e anuncie apenas especialidades que realmente possua.

Divulgar placas, cartazes e logos sem o registro no CRO

A vontade de muitos dentistas de propagar seu trabalho da melhor e mais atrativa maneira pode ferir o Código de Ética caso o seu nome, inscrição da clínica e do profissional no CRO não constem nos materiais de divulgação.

Além de ser uma das infrações graves, você ainda perde credibilidade perante seus clientes que têm conhecimento das regras da odontologia. Cuidado!

Aliciar pacientes com ofertas abusivas, enganosas e irregulares

Este item está relacionado com o item 1 deste artigo. Fazem parte do aliciamento irregular e abusivo:

  • prometer tratamentos sem nenhuma comprovação científica;
  • usar o termo ‘popular’ para indicar que os preços são ‘imbatíveis’;
  • garantir gratuidade, concursos e/ou sorteios;
  • oferecer modalidades de pagamento (’em até 10 vezes sem juros’);
  • usar imagens e/ou vídeos de ‘antes e depois’ do tratamento.

Toda forma de comercialização da odontologia que não esteja prevista no Código de Ética deve ser evitada.

Criticar as técnicas ofertadas por outros profissionais

A publicidade odontológica precisa ser ética também com os outros profissionais da área. É proibido criticar as técnicas de outros dentistas, dizendo, por exemplo, serem ultrapassadas ou inadequadas a fim de convencer a clientela de que seus serviços são melhores e mais modernos.

Usar qualquer veículo de comunicação para dar consultas, diagnósticos ou prescrição de tratamentos

Um profissional da área de saúde bucal só pode realizar consultas, prescrever tratamentos e diagnosticar problemas dentários em seu consultório devidamente registrado. Qualquer ação que substitua a consulta presencial será considerada infração.

Outra atitude antiética é permitir que a sua participação na divulgação de assuntos odontológicos seja usada para outros fins que não a educação e o esclarecimento sobre a saúde oral.

Divulgar dados do paciente sem a sua autorização

Lembra do item 3, em que citamos que uma das atitudes abusivas é exibir imagens e vídeos do ‘antes e depois’ do tratamento? Pois então! A divulgação dos dados do paciente como forma de promover a clínica também deve ser evitada, salvo em casos de autorização.

Induzir a opinião pública a acreditar que existe reserva de atuação clínica

Não existe reserva de atuação clínica odontológica, uma vez que todos os profissionais inscritos no CRO possuem o direito de exercer suas atividades no âmbito da profissão.

Poluir o ambiente com propaganda odontologica

Panfletos, cartazes, placas – tudo isso pode poluir o ambiente ou a arquitetura urbana (devido à poluição visual). Por essa razão, é viável pensar em veicular a propaganda nas redes sociais, TV ou rádio.

Isso não significa que seja proibido panfletar – até porque essa é uma das formas mais conhecidas de divulgar o trabalho –, porém, em alguns casos, a prefeitura pode estipular taxas de panfletagem e até multa em caso de exercício sem licença.

Relativamente ao tamanho de placas, é de competência municipal impor taxas com o objetivo de diminuir a poluição visual.

Divulgar os serviços de modo que caracterizem concorrência desleal

Você já pensou em divulgar seu trabalho através de mala direta via internet, telemarketing, carro de som, sites de compras coletivas ou stands? Tire essa ideia da cabeça! Essa é outra infração na propaganda odontologica.

Essas restrições também valem para a divulgação digital. É bom ter em mente que muitos clientes podem reconhecer a falta de profissionalismo antes mesmo de entrar em seu consultório, bastando visitar seu site/fanpage.

Portanto, muito cuidado com o que publica para não perder a credibilidade profissional!

O que você precisa saber sobre marketing odontológico?

O marketing na odontologia é uma forma de fidelizar clientes que vai além da preparação técnica. Quando a propaganda odontologica aborda estratégias como construir uma identidade da marca, ter presença nas redes sociais e um ótimo relacionamento com parceiros, o profissional tem muito mais chances de atrair clientes.

Mas é importante lembrar que a qualidade do serviço é o que fará com que o cliente procure o profissional novamente. Não adianta fazer uma propaganda poderosa, nem baratear o custo do trabalho se o resultado não for satisfatório.

Não é difícil alinhar ética, profissionalismo e estratégias de divulgação para a sua clínica odontológica. Basta continuar a leitura em nosso site e descobrir diversas dicas que podem facilitar a sua atuação.

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